Descobrir Portugal
Havemos de Ir a Viana!
Roteiro
  • História e Cultura
  • Família

Havemos de Ir a Viana!

E por que não este fim de semana? Atravessada pelo rio, banhada pelo mar e rodeada de montes verdejantes, Viana do Castelo é uma das mais bonitas cidades da região do Minho.

18 de julho 2019

Dia1

Vamos diretos ao assunto. Para conhecer Viana do Castelo comece pela Praça da República. É a sala de visitas da cidade, local de ponto de encontro das gentes da terra e turistas e reúne um conjunto significativo de património merecedor de visita.
É ali que encontramos os antigos Paços do Concelho e a Igreja da Misericórdia que mistura os estilos barroco e maneirista.

Mesmo encostado à igreja fica o antigo hospital da misericórdia, edifício muito peculiar com os seus arcos e varandins. Atenção que apenas pode visitar o templo de segunda a sexta da parte da tarde (visitas pagas). Na zona central da Praça da República é impossível perder o chafariz que durante séculos funcionou como o local onde os vienenses se abasteciam de água.

Antes de abandonar este local, não deixe de apreciar o casario típico. Pode até sentar-se numa das muitas esplanadas ali existentes e experimentar a doçaria da terra. Não faltam pastelarias que vendem coisas tão deliciosas como os Biscoitos ou as Cavacas de Viana ou ainda as Meias Luas.

Depois da praça há ainda muito ver. Damos-lhe duas alternativas: ou segue em direção à Rua da Picota e visita o Museu do Traje, ou vai para o lado oposto, para a Rua Gago Coutinho onde fica a Capela das Malheiras. Caso opte pelo primeiro saiba que aqui pode conhecer a história dos trajes de Viana. Se prefere arquitetura então a Capela das Malheiras é mesmo um edifício a contemplar, considerado um dos mais completos exemplos do rococó em Portugal. Outro dos locais de referência em Viana do Castelo é a Igreja Matriz que é também a Sé e data do século 15.

Ir a Viana e não subir ao Monte de Santa Luzia é impensável. Saindo do centro histórico da cidade, siga em direção ao Teatro Sá de Miranda, um espetacular espaço de inspiração italiana no qual, no seu interior, se destaca um fresco de João Baptista Rio.
Já não falta muito para chegar ao local onde se apanha o funicular de Santa Luzia. A subida até ao monte é de 650 metros e é a maior que pode fazer em Portugal através deste tipo de transporte. A viagem de ida e volta custa 3€.

Depois da chegada é apreciar a vista. Atestamos que é uma das mais bonitas de Portugal, com Viana do castelo em ponto pequeno, o outra margem do rio Lima e as praias do fundo. E se a vista é imponente o mesmo se pode dizer da Basílica de Santa Luzia. Também chamado de Templo do Sagrado Coração de Jesus, começou a ser edificado no início do século passado e atravessa uma série de estilos arquitectónicos. As rosáceas, típicas do gótico, são as maiores de toda a Península Ibérica.

A Wall Papper atribuiu a Viana do Castelo a designação de “Meca da Arquitetura” devido aos novos edifícios que entretanto surgiram na cidade minhota. Alguns estão instalados na Praça da Liberdade, uma zona da cidade que foi requalificada recentemente e que trouxe uma alma nova e contemporânea à frente ribeirinha.
De todos os novos projetos sublinhamos a Biblioteca Municipal, da autoria de Siza Vieira ou o Coliseu de Viana do Castelo, idealizado por Souto Moura. Se tiver oportunidade, não deixe espreitar este outro lado de Viana do Castelo.

Desafio

Com o Coração Em "Biana"!

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praça da República
  • Museu do Traje
  • Basílica de Santa Luzia
  • Praça da Liberdade

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas