Descobrir Portugal
Uma Manhã Republicana Por Grândola
Roteiro
  • História e Cultura

Uma Manhã Republicana Por Grândola

Outubro é o mês das comemorações da Implantação da República. Por isso, a proposta é que parta à descoberta das ruas de Grândola para conhecer o passado republicano desta vila alentejana.

11 de outubro 2017
Câmara Municipal de Grândola

Dia1

Junto ao pequeno Jardim Dr. José Jacinto Nunes encontra a Câmara Municipal de Grândola, o ponto de partida deste roteiro.
O edifício data da primeira metade do século XVII e foi inicialmente a habitação da família Barradas de Macedo, mais conhecida por Morgados do Rossio.
Um século depois passou para as mãos de Jacinto Nunes, grande entusiasta dos ideais democráticos e republicanos.
Figura incontornável de Grândola, pode constatá-lo em vários pontos da localidade, começando pelo interior dos Paços do Concelho, onde vê o busto de José Jacinto Nunes, que, a partir de 1870, ocupou, quase ininterruptamente, a presidência daquela câmara. O reconhecimento da dedicação à causa republicana continua na sala das sessões com um retrato a óleo do político, um dos atos aprovados na primeira sessão de câmara, realizada após a implantação da República.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Grândola ocupa a Praça João de Deus desde 1928, altura em que abriu as portas à população local.
O edifício foi a resposta dos republicanos às preocupações crescentes com as questões do abastecimento e comércio de víveres, da higiene e da salubridade.
Ali perto, na Rua de Melides, pode ver o que resta da Igreja de São Pedro. O que começou por ser um templo mandado erguer pela Ordem de Santiago, em 1585, chegou a albergar uma escola primária e foi até local de ensaio para a banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.

Igreja Matriz de Grândola

Daqui siga para as ruas Luís de Camões e Jacinto Nunes. Ao percorrê-las, passa pela Igreja Matriz de Grândola e por vários espaços com história que hoje albergam comércio local.
Exemplo disso é a antiga Farmácia Baptista Limpo (atual Farmácia Costa), onde trabalhou o eminente fotógrafo local Manuel Dominguez Martins.
Tem ainda a oportunidade de ver os antigos Paços do Concelho e Cadeia. O edifício, datado do século XVII, foi palco de inúmeros acontecimentos relacionados com os ideais republicanos. Nele procure o antigo brasão da vila, com a cruz da Ordem de Cristo.

Praça da República

Termine a manhã na Praça da República onde encontra a estátua em homenagem a Jacinto Nunes e a sede da extinta Sociedade Recreativa Grandolense. O local acolheu vários espetáculos culturais e era aqui que se reunia a elite.
É também nesta praça que tem início a Avenida Jorge de Vasconcelos Nunes, ligando o centro de Grândola à linha de caminho-de-ferro. Ao longo da via, encontra vários imóveis representativos da arquitetura grandolense do período da Primeira República, como a Casa Manaça, a Casa de José Filipe Alves ou a Casa Francisco da Casinha.

Fotografias: Câmara Municipal de Grândola
Desafio

O Republicano

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praça da República, Grândola

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas