Descobrir Portugal
Barragem do Alqueva
Roteiro
  • Família
  • História e Cultura
  • Natureza e Ar Livre

Viagem à volta do grande lago

Em torno das águas da Barragem do Alqueva a história vive em cada cidade, em cada aldeia. Acompanhe as margens do maior lago artificial da Europa numa viagem ao passado e à cultura do interior alentejano.

10 de julho 2020
Igreja Matriz de Santo António

Dia1

O dia pela região do Alqueva começa pela fresca no centro de Reguengos de Monsaraz. Na Praça da Liberdade aproveite para entrar na Igreja Matriz de Santo António que remota a 1887.
À sua frente poderá ver o busto em bronze de Manuel Augusto Mendes Papança, o grande benemérito da cidade.
Siga a pé (são apenas cinco minutos de caminhada) pela Rua do Conde de Monsaraz até à Biblioteca Municipal e visite a Exposição Permanente de Artes e Ofícios Tradicionais, um retrato da forte identidade cultural da região construída em torno da vinha e do vinho, da agricultura, dos lanifícios, do barro e do cobre.

São Pedro do Corval

Saia de Reguengos em direção a São Pedro do Corval. São 10 minutos de carro até aquela que é a maior concentração de artesãos de barro do país.
Na terra da olaria vive-se e respira-se a antiga arte portuguesa. São mais de 20 olarias em funcionamento para que assista ao vivo ao trabalho dos mestres locais.
Não deixe Corval sem ver a Rocha dos Namorados. Curiosidade: se está a pensar casar, manda a tradição uma visita na segunda-feira a seguir à Páscoa. Atire uma pedra para o topo. Se não ficar lá e cair terá que esperar mais um ano pelo casamento.

Cromeleque do Xerez

Vamos agora em direção a Monsaraz. São cerca de 15 minutos de distância de carro. Mas antes sugerimos uma passagem pela Fonte do Telheiro e pelo Convento de Nossa Senhora da Orada, um local devoto a D. Nuno Álvares Pereira que ali rezou no período das batalhas com os Castelhanos.
É junto a este convento que pode também conhecer o Cromeleque do Xerez. Este megalítico foi transferido da Herdade do Xerez de Baixo para este local devido à subida das águas com a construção da Barragem do Alqueva.

Migas com Porco Preto

Chegado a Monsaraz é altura de se entregar aos prazeres da cozinha alentejana. Tem muitos restaurantes por onde escolher e muitos os pratos para experimentar.
A nossa sugestão vai para O Alcaide, um dos mais conhecidos na região. Pode aqui experimentar a Surraburra, o Ensopado de Borrego, a Sopa de Cação ou as Migas com Porco Preto. É aconselhável ligar para reservar lugar.

Largo D. Nuno Álvares Pereira

À tarde perca-se pelas ruas da Vila Museu Medieval. Monsaraz tem muito para lhe oferecer.
Vá até ao Largo D. Nuno Álvares Pereira onde pode encontrar a Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, o Pelourinho, a Casa e a Igreja da Misericórdia.
Na Casa Monsaraz conheça os ciclos de exposições Monsaraz Museu Aberto, aberto todos os dias.

céu estrelado no Alentejo

A zona do Alqueva tem uma das suas maiores atrações à noite. O Grande Lago é o primeiro destino do mundo a ostentar o selo de qualidade Starlight Tourism Destination. Através de um dos membros da Dark Sky Alqueva sugerimos que passe a noite a olhar as estrelas e os planetas.
Para fazer esta experiência escolha uma noite de lua nova pois é quando o céu está mais escuro e os astros mais visíveis. Pode alugar um telescópio ou entrar na água para um passeio de canoa ou caiaque à luz das estrelas.

Monsaraz

Dia2

Parta de Monsaraz mas não sem antes espreitar a Ermida de Santa Catarina. Nela descubra símbolos relacionados com os cavaleiros da Ordem do Templo.
Ponha-se a caminho de Mourão (são 20 minutos de carro até lá) para visitar o Castelo da cidade e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, construída no séc. XVII.

Aldeia da Luz

A Aldeia da Luz é a próxima paragem. Ou melhor, a nova Aldeia da Luz, porque a antiga ficou submersa pelas águas da Barragem. A sua identidade está no entanto preservada no Museu da Luz. Procure a pequena janela na Sala da Luz por onde poderá olhar para o local exato da aldeia submergida.

Alqueva

Da Aldeia da Luz faça-se agora à estrada em direção à Aldeia da Estrela, na freguesia da Póvoa de S. Miguel. Nesta península rodeada pelas águas do Alqueva, visite a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela e aproveite o tempo para fazer um piquenique no Parque de Merendas ou dar uns mergulhos no Grande Lago.

Barragem do Alqueva

A 35 minutos de carro vai encontrar a Aldeia do Alqueva, terra que dá nome à Barragem. Esta freguesia está cheia de monumentos e locais dignos de visita, como a Capela de Santo António, o ponto mais alto da aldeia.

Marina da Amieira

A Marina da Amieira é a última paragem. Escolha uma das viagens de barco, com passagem pela Aldeia de Amieira, ou opte por passar o fim de tarde no Bar da Marina com vista sobre a albufeira.

Desafio

O historiador do Alqueva

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Igreja Matriz de Santo António
  • Centro Histórico de Monsaraz
  • Museu da Aldeia da Luz
  • Aldeia do Alqueva
  • Marina da Amieira

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas