Descobrir Portugal
Vila Viçosa — Vila Monumental
Roteiro
  • Família
  • História e Cultura

Vila Viçosa — Vila Monumental

A vila pode não ser muito grande, mas reservámos dois dias para a conhecer tal é a importância do seu património histórico e cultural. Siga o nosso roteiro e parta à descoberta de Vila Viçosa.

09 de junho 2017
Paço Ducal

Dia1

Sugerimos que, nesta primeira manhã de passeio, visite com calma o Paço Ducal e a Igreja e Convento das Chagas. Estes são dois dos principais monumentos de Vila Viçosa e, se quiser ver tudo ao detalhe, talvez uma manhã até seja pouco.
O Paço Ducal foi mandado erguer em 1501 pelo 4º Duque de Bragança, D. Jaime. Com uns imponentes 110 metros de fachada, no interior pode visitar vários núcleos museológicos, como a Armaria, o Tesouro, a sala da Porcelana Azul e Branca da China e a coleção de Carruagens.
No Terreiro do Paço, que tem ao centro a estátua de D. João IV, tem igualmente acesso à Igreja e Convento das Chagas. Construído para servir de panteão às Duquesas de Bragança, o Real Convento das Chagas de Cristo, como também é conhecido, foi ocupado em 1535 pelas clarissas do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja. Este era também o destino das jovens nobres do reino que escolhiam seguir a vida eclesiástica.

Ermida de São João Baptista

À tarde, dirija-se ao Campo da Restauração para ver a Igreja da Lapa e o Cruzeiro de Vila Viçosa
Também chamado de Santuário de Nossa Senhora da Lapa, este templo barroco foi construído no séc. XVIII, destacando-se a utilização de mármore na estrutura. Um material nobre que pode encontrar em vários monumentos da região.
Por sua vez, o Cruzeiro de Vila Viçosa foi classificado monumento nacional em 1910, remontando ao início do séc. XVI.
Ainda no Campo da Restauração, a Ermida de São João Baptista é outro templo religioso a visitar, com toda a sua simplicidade exterior, em tons azul e branco.

Igreja de São João Evangelista

A próxima paragem é a Praça da República para conhecer outro monumento religioso de Vila Viçosa. A Igreja de São João Evangelista é um templo seiscentista, edificado por ordem dos Duques de Bragança, em 1636, para receber o colégio jesuíta.
Para além das duas torres sineiras que caraterizam o edifício, destaque também para o interior e o altar-mor em talha dourada de 1726.

Estátua de Bento de Jesus Caraça

Do outro lado da Praça da República, a Igreja da Misericórdia, com o seu elegante portal de mármore, fecha este primeiro dia de roteiro a Vila Viçosa.
Junto ao templo fica a estátua de homenagem a Bento de Jesus Caraça, filho da terra, ilustre matemático, considerado “um dos maiores vultos da intelectualidade portuguesa”.

Castelo de Vila Viçosa

Dia2

Comece o segundo dia de visita a Vila Viçosa no Castelo da cidade. Era a residência dos Bragança antes da construção do Paço Ducal.
No interior da fortaleza medieval descubra os Museus da Caça e da Arqueologia.
Suba ao topo das muralhas para apreciar a vista sobre a cidade, nomeadamente a Praça da República e a Avenida Bento de Jesus Caraça.

Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Nas imediações do castelo encontra o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Vila Viçosa.
Em 1646, D. João IV dedicou a Nossa Senhora da Conceição o reino de Portugal, proclamando-a rainha e padroeira da nação.
Desde então que este é um local de peregrinação para devotos do culto mariano e uma vez por ano, a 8 de dezembro, chegam fiéis de toda a parte para participar ou assistir à procissão da Imaculada Conceição.
Junto à Torre de Menagem do Castelo, o Pelourinho de Vila Viçosa marca a paisagem. De estilo gótico-manuelino, é considerado um dos exemplares mais extraordinários do seu género e de elevado valor histórico.

Igreja de Santo António

Na Rua Florbela Espanca (sabia que a conhecida poetisa portuguesa nasceu em Vila Viçosa?), o Museu de Arte Sacra D. Manuel Mendes da Conceição Santos foi inaugurado em 1966 e expõe um vasto espólio que inclui peças de ourivesaria, pintura e mobiliário. Conheça ainda a coleção de azulejos dos séc. XVII e XVIII.
Mesmo ao lado, a Igreja de Santo António foi fundada em 1564 e apresenta no interior murais quinhentistas que vale a pena espreitar.

Convento e Igreja dos Agostinhos

Volte ao ponto de partida deste roteiro. Em frente ao Paço Ducal, o Convento e Igreja dos Agostinhos, cuja construção teve início durante o reinado de D. Afonso III, foi o primeiro convento a ser instituído em Vila Viçosa.
A igreja de estilo barroco é, desde 1677, o panteão da memória dos Duques de Bragança. No interior, encontra o túmulo de D. Afonso, o primeiro Duque de Bragança. Foi considerado monumento nacional em 1910.

Varandinhas dos Namorados

Termine esta visita a Vila Viçosa nas Varandinhas dos Namorados, um miradouro que oferece uma vista privilegiada sobre o Castelo, o Terreiro do Paço e a Tapada Real.

Fotografia: Município de Vila Viçosa
Desafio

O Viçoso

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Paço Ducal
  • Igreja da Lapa
  • Igreja de São João Evangelista
  • Castelo de Vila Viçosa
  • Varandinhas dos Namorados

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas