Descobrir Portugal
10 Locais a Não Perder Em Gaia
Top
  • História e Cultura

10 Locais a Não Perder Em Gaia

Dividida entre o rio e o mar, Vila Nova de Gaia é terra de tradições e história. Das caves, às igrejas e monumentos, há muito para descobrir neste concelho a Norte.

05 de setembro 2018
1 Caves de Vinho do Porto

Caves de Vinho do Porto

É na margem esquerda do Rio Douro, em pleno centro histórico de Gaia, que encontra as Caves de Vinho do Porto.

Estes edifícios seculares são um ex-libris da região e documentam a história daquela que é a Região Demarcada do Douro, a mais antiga região vinícola regulamentada do mundo, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Por aqui, conheça toda herança cultural do Vinho do Porto, bem como o seu ciclo de vida. Escolha uma das caves e informe-se sobre as visitas guiadas e as provas de vinho disponíveis.
2 Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar

Outro elemento histórico considerado Património Mundial pela UNESCO é o Mosteiro da Serra do Pilar. Datado do século XVI e considerado um dos mais ilustres edifícios da arquitetura clássica europeia, este convento destaca-se pela forma circular do claustro e igreja. Esta última, levou mais de 70 anos a ser concluída e é uma réplica da Igreja de Santa Maria Redonda, em Roma.

Localizado no Largo de Aviz, o Mosteiro da Serra do Pilar teve um importante papel na resistência portuguesa nas Invasões Francesas, bem como, no Cerco do Porto, durante as Guerras Liberais.
3 Igreja de Santa Marinha

Igreja de Santa Marinha

No Largo Joaquim Magalhães está a Igreja de Santa Marinha, um bonito exemplar da arquitetura barroca. Construído em 1745 sob a orientação de Nicolau Nasoni — o mesmo arquiteto responsável pela Casa Mateus e pela Igreja e Torre dos Clérigos, na Baixa do Porto —, este templo guarda um importante espólio artístico que inclui, entre outros elementos, painéis de azulejos oitocentistas. No interior, descubra o altar do Senhor Crucificado e repare nas portas laterais que abrem para a capela-mor, também elas com o cunho de Nasoni.
4 Ponte D. Luís I

Ponte D. Luís I

É a ponte mais popular do Rio Douro e marca a união entre as margens do Porto e de Gaia.  A Ponte D. Luís I foi inaugurada pelo monarca que lhe deu nome em outubro de 1886, resultado de um projeto levado a cabo por Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel.

Com 395 metros de comprimento e 8 metros de largura, a ponte suporta dois tabuleiros unidos por um arco, considerado como o maior do mundo em ferro forjado.

Atualmente, o tabuleiro superior é dedicado à circulação de uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Catedral do Porto com a Avenida da República, em Vila Nova de Gaia.
5 Convento Corpus Christi

Convento Corpus Christi

No Largo Aljubarrota está um edifício que se distingue pela riqueza e valor artístico. O Convento Corpus Christi foi construído no século XIV e, no interior, destacam-se a capela octogonal e o coro-alto barroco com um teto dividido em 49 caixotões decorados com pinturas a óleo.

É neste convento que está sepultado Álvares Anes de Cernache, Porta Bandeira da Ala dos Namorados, durante a Batalha de Aljubarrota, a quem foi atribuída a Vila de Gaia como recompensa pelos seus feitos na conquista de Ceuta.
6 Mercado Beira-Rio

Mercado Beira-Rio

O Mercado Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, tornou-se num dos pontos de encontro incontornáveis na cidade, desde de que, em 2017, foi reabilitado e às velhas bancas se juntaram novos restaurantes e lojas.

Inaugurado em 1904, o espaço recebe hoje atividades culturais, como conferências ou workshops, mantendo mesmo assim o antigo charme com os vendedores de fruta, legumes, talho e peixaria.
7 Casa-Museu Teixeira Lopes

Casa-Museu Teixeira Lopes

Na Rua Teixeira Lopes, 32, em Mafamude, vai conhecer o trabalho de dois importantes escultores gaienses: Teixeira Lopes e Diogo de Macedo.

Trata-se de um edifício arquitetónico oitocentista, com um jardim interior e um espólio que inclui esculturas em bronze, mármore ou maquetas em gesso, entre outras peças.

As coleções estão distribuídas por duas galerias — a casa-museu que pertenceu a Teixeira Lopes e as oficinas de Diogo de Macedo — e permitem uma visão abrangente das artes visuais do século XIX e do início do século XX.
8 Centro Interpretativo do Património da Afurada

Centro Interpretativo do Património da Afurada

O Centro Interpretativo do Património da Afurada é um relembrar do passado e das raízes culturais de uma população que sempre viveu entre o mar e o Douro.

Ocupando antigos armazéns de peixe na Rua António dos Santos, em São Pedro da Afurada, aqui encontra uma exposição permanente e várias mostras temporárias que procuram reflectir sobre a atividade humana naquele território. Vai revisitar antigas embarcações ou objetos associados à atividade marítima local.
9 Capela do Senhor da Pedra

Capela do Senhor da Pedra

Na Praia de Miramar, em Gulpilhares, existe um pequeno templo de costas voltadas para o mar. A

Capela do Senhor da Pedra  foi erguida sobre um rochedo à beira-mar e é local de culto e de peregrinação.

A sua forma hexagonal, os azulejos à entrada, o altar-mor e os retábulos barrocos em talha dourada fascinam quem está de visita. Já para não falar na praia onde se insere, considerada como uma das mais bonitas da Europa.
10 Mosteiro de Grijó

Mosteiro de Grijó

O Mosteiro de Grijó, localizado na freguesia com o mesmo nome, terá tido origem numa pequena igreja fundada no século X. O edifício religioso engloba a igreja, o claustro e uma sacristia, e guarda o túmulo de D. Rodrigo Sanches, filho bastardo de D. Sancho I, datado do século XIII e classificado como Monumento Nacional.

No interior da igreja repare nos azulejos e talha barroca, bem como, no órgão de tubos junto ao coro-alto, datado de finais do século XVIII.
Desafio

O Gaiense

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Mosteiro da Serra do Pilar
  • Centro Interpretativo do Património da Afurada
  • Capela do Senhor da Pedra
  • Mosteiro de Grijó

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas