Descobrir Portugal
13 Locais Para Fazer Piqueniques Em Portugal
Top
  • Família
  • Natureza e Ar Livre

13 Locais Para Fazer Piqueniques Em Portugal

Seja na cidade, num parque natural ou junto a uma praia fluvial, o bom tempo convida a patuscadas em família. Não perca a oportunidade e comemore o Dia Internacional do Piquenique num destes locais encantadores.

16 de junho 2020
1 Locais para fazer piqueniques Porta de Lamas de Mouro

Porta de Lamas de Mouro (Melgaço)

Começamos pelo Norte, naquela que é uma das entradas para o Parque Nacional da Peneda/Gerês. A Porta de Lamas de Mouro fica em Melgaço e abrange uma área de cerca de 10 hectares.
Para além de encontrar aqui um amplo espaço de lazer, que inclui zonas de recreio e de merendas, tudo inserido num bonito ambiente natural, pode também dirigir-se à receção e obter mais informação sobre aquele que é o único parque nacional do país e dos percursos pedestres ali existentes.
2 Parque Biológico de Vinhais

Parque Biológico de Vinhais (Vinhais)

A nordeste de Portugal, em plena Terra Fria Transmontana, o Parque Biológico de Vinhais é um local não só para fazer um piquenique, mas também para passar o dia inteiro.
Em pleno Parque Natural de Montesinho, a zona de merendas oferece um espaço tranquilo, rodeado da vegetação típica da região e a tão desejada sombra, em especial nos dias de verão.
Mas o Parque Biológico de Vinhais tem muito mais para ver e fazer. Há trilhos pedestres, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, e outras atividades, como os passeios de burro ou a cavalo.
Aproveite que está por aqui para ir conhecer o Centro de Interpretação das Raças Autóctones, o núcleo micológico ou para descobrir o miradouro com uma vista incrível para a reserva natural.
3 Parque Termal de Pedras Salgadas

Parque Termal de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)

Em Vila Pouca de Aguiar, o Parque Termal de Pedras Salgadas é considerado um dos mais belos do país e não deixa indiferente quem o visita.
Pode usufruir, no exterior, junto da entrada norte do parque e nas margens do rio Avelames, de um parque de merendas público.
Depois, é entrar e visitar o património incrível que este parque do séc. XIX tem, desde o Balneário Termal, que atualmente conta com a assinatura do arquiteto Siza Vieira, ao antigo Casino ou às várias fontes termais D. Fernando, D. Maria Pia, a Fonte do Penedo e Grande Alcalina, a Fonte de Pedra Salgadas e a Fonte Preciosa.
4 Parque da Cidade do Porto

Parque da Cidade (Porto)

O Parque da Cidade do Porto está entre os maiores parques urbanos do país, com uma vegetação que se estende até ao mar.
Da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal, estende-se por 83 hectares e conta com uma vasta rede de caminhos brindados por zonas de vegetação e água. Por aqui observa uma grande diversidade de flora e fauna.
Em 2000, a Ordem dos Engenheiros considerou-o uma das 100 obras mais notáveis construídas em Portugal no século XX e, no ano passado, foi eleito, numa votação internacional, como um dos cinco melhores parques do mundo.
5 Parque da Ponte Medieval do Marnel

Parque da Ponte Medieval do Marnel (Águeda)

Em Lamas do Vouga, a Ponte Medieval do Rio Marnel, também conhecida por Ponte do Cabeço do Vouga, é um testemunho histórico. Datada do séc. XIII, é uma obra de engenharia da antiguidade que resiste até aos dias de hoje e torna-se num cenário de sonho para um piquenique.
O parque que acompanha esta ponte tem zonas verdes em redor e que chegam a entrar pelas águas do rio dentro. 
6 Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia

Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra)

No concelho da Pampilhosa da Serra, em plena terra das Aldeias do Xisto, a Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia é conhecida pela paisagem e as formações rochosas que a acompanham.
Com um extenso areal e zona de sombras, são muitos os trilhos que partem daqui e que convidam à descoberta, quer seja a pé ou de bicicleta, antes ou depois de um piquenique.
7 Parque Natural de Monsanto Lisboa

Parque Natural de Monsanto (Lisboa)

É certo e sabido que Monsanto é o pulmão da capital portuguesa. O parque que conta com 900 hectares de extensão é uma das maiores florestas urbanas da Europa e o local perfeito para um piquenique em Lisboa.
Com várias zonas de merendas, circuitos de manutenção, caminhos e trilhos pedestres pelo meio da natureza e miradouros sobre a cidade e até para a Margem Sul, o que não faltam são opções para aqui passar um belo dia.
8 Mata Nacional dos Medos

Mata Nacional dos Medos (Almada)

Não se assuste com o nome desta mata nacional. Garantimos que é um local encantador. A Mata Nacional dos Medos estende-se pelo topo da falésia da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e é uma ótima opção para quem quer fazer uma refeição no meio da natureza.
Classificada como Reserva Botânica, em 1971, esta área estende-se por 340 hectares e tem um parque de merendas envolto na vegetação local. A partir daí, pode seguir caminho por um dos dois percursos pedestres que entram pela mata adentro, entre os pinheiros e sob o olhar atento das águias-de-asa-redonda ou das corujas-do-mato.
9 Parque de Merendas do Alambre Arrábida

Parque de Merendas do Alambre (Setúbal)

aqui o dissemos e voltamos a referir: o Parque de Merendas do Alambre é um local incrível para fazer piqueniques!
Inserido no Parque Natural da Arrábida, este espaço, perto de Azeitão, oferece muitas sombras que ajudam a passar os dias mais quentes.
Posicionado junto de uma ribeira, pode usufruir de mesas, cadeiras e até assadores. No final do repasto, embalado pelo som da copa das árvores, pode relaxar ou então vencer a inércia e partir à descoberta da Arrábida e de todos os outros tesouros que guarda.
10 Praia Fluvial de Odivelas

Praia Fluvial de Odivelas (Ferreira do Alentejo)

Entre as várias praias fluviais que existem para se refrescar no Alentejo, destacamos a Praia Fluvial de Odivelas, já que tem uma zona de recreio e lazer perfeita para levar a família.
O parque de merendas tem várias mesas, churrasqueiras e muita sombra, não faltando um parque infantil e balneários.
Local procurado por praticantes de desportos náuticos, nomeadamente de canoagem, tenha em conta de que a praia não é vigiada pelo que se optar ir a banhos deverá fazê-lo com toda a precaução.
11 Praia Fluvial da Tapada Grande

Praia Fluvial da Tapada Grande (Mértola)

Continuando por praias fluviais alentejanas, a da Tapada Grande, em Mina de São Domingos, é uma das melhores da região para fazer um piquenique. Para além da zona de merendas, com mesas e churrasqueiras, pode também usufruir de uma área de praia vigiada e chapéus de sol. Pode ainda alugar equipamentos, como canoas e gaivotas, para se divertir nas águas calmas do Guadiana.
12 Sítio das Fontes

Sítio das Fontes (Lagoa)

O Sítio das Fontes, em Estômbar, é um espaço de lazer que ocupa cerca de 20 hectares na margem esquerda do Rio Arade.
Por aqui pode encontrar, para além da zona de merendas, um antigo moinho de maré recuperado, um anfiteatro que costuma receber espetáculos de teatro e música, um circuito de manutenção e até um pequeno embarcadouro.
Existe ainda um trilho interpretativo que permite conhecer melhor o património natural e histórico-cultural deste parque municipal.
13 Mata Nacional de Barão de São João

Mata Nacional de Barão de São João (Lagos)

A Mata Nacional de Barão de São João oferece um parque de merendas equipado com mesas e bancos de madeira, bem como grelhadores, para poder fazer um piquenique imerso na natureza. Existe um parque infantil para diversão dos mais novos, bem como um circuito de manutenção.
A Mata Nacional de Barão de São João é também conhecida pelos percursos pedestres que permitem conhecer mais de perto esta reserva natural.
NOTA: Antes de viajar, certifique-se de que estão abertos ao público.
Desafio

Fã de Piqueniques

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Barragem de Santa Luzia
  • Parque da Cidade do Porto
  • Spa Termal das Pedras Salgadas
  • Praia Fluvial da Tapada Grande da Mina de São Domingos
  • Parque Municipal do Sítio das Fontes
  • Parque de Merendas do Alambre
  • Centro de Interpretação de Monsanto
  • Parque Biológico de Vinhais
  • Porta de Lamas de Mouro
  • Parque da Ponte Medieval do Marnel
  • Mata Nacional dos Medos
  • Praia Fluvial de Odivelas
  • Parque de Merendas da Mata Nacional de Barão de São João

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas