Descobrir Portugal
4 Locais Em Portugal Que Lembram Outros Lugares do Mundo
Top
  • Romance
  • História e Cultura

4 Locais Em Portugal Que Lembram Outros Lugares do Mundo

Portugal é rico em história e cultura, por isso, o que não faltam são locais para visitar. E nem precisa de sair do país para se imaginar em alguns sítios e monumentos bem conhecidos mundialmente.

20 de dezembro 2018
1 Cristo Rei

Cristo Rei

Na margem sul do Tejo, em Almada, o Cristo Rei faz parte da paisagem desde 1959, altura em que foi inaugurado.
O monumento com 110 metros de altura — 82 metros de base e 28 metros de figura — levou 21 anos a ser construído e foi erguido como agradecimento por Portugal não ter entrado na II Guerra Mundial.
A ideia surgiu do cardeal D. Manuel Cerejeira, após ter visto o Cristo-Redentor do Corcovado.
De facto, é no alto do morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, que está a maior e mais famosa escultura de Art Déco do mundo. Inaugurada 28 anos antes do monumento português, o Cristo-Redentor é a 3ª maior escultura de Cristo do mundo.
Já o Cristo Rei, em Almada, não tem vista sobre o Rio de Janeiro, mas tem uma panorâmica única sobre o Rio Tejo e toda a capital portuguesa.
2 Ponte 25 de Abril

Ponte 25 de Abril

Faz a ligação entre Lisboa e Almada desde 1966 e é uma das pontes suspensas mais altas da Europa. Inicialmente chamada de  “Ponte Salazar”, a Ponte 25 de Abril — nomenclatura que ganhou com a Revolução de 1974 — é cartão de apresentação da capital portuguesa.
Na realidade, são muitos os que olham para a 25 de Abril e se lembram da famosa Golden Gate Bridge, mais conhecida como Ponte de São Francisco. Localizada no estado da Califórnia, é uma das pontes mais conhecidas do mundo e imagem de marca daquela cidade norte-americana.
A Ponte de São Francisco ficou concluída em 1937, 29 anos antes da portuguesa. Ambas as pontes partilham da mesma arquitetura e da mesma cor, daí serem consideradas pontes-irmãs.
Para conhecer melhor a história por detrás de uma das pontes mais conhecidas de Portugal, sugerimos a Experiência Pilar 7, com entrada pela Avenida da Índia.
3 Canais de Aveiro

Canais de Aveiro

Apelidada de “Veneza Portuguesa”, Aveiro ganhou tal fama pelos canais que atravessam a cidade. São quatro no total — o canal Central, das Pirâmides, do Cojo e o de São Roque — e tornaram-se numa das principais atrações turísticas.
Formada no século XVI, a Ria de Aveiro é a confluência das águas do Rio Vouga com a água do mar. Bem mais antigos, os canais de Veneza começaram a sua formação quando a cidade, a partir de 810, começou a crescer e a encurtar distâncias entre as ilhas existentes. Hoje, Veneza tem mais de 150 canais e mais de 400 pontes.
Pelo Grand Canal, o maior da cidade italiana, navegam as conhecidas gôndolas. Pelo Canal Central de Aveiro, seguem rumo os tradicionais moliceiros. Destinados à colheita e transporte do moliço (uma espécie de alga) da Ria de Aveiro, a viagem é hoje meramente turística e pode ser feita com o Viagens & Vantagens.
4 Santuário de Santa Luzia

Santuário de Santa Luzia

De dimensão nada tem a ver, mas a roseta na fachada do Santuário de Santa Luzia faz com que este templo-monumento em Viana do Castelo seja muitas vezes comparado com a Catedral de Notre Dame, em Paris.
Situada no monte com o mesmo nome, a basílica, também chamada de Templo do Sagrado Coração de Jesus, começou a ser construída em 1903, ficando concluída 40 anos mais tarde.
Por seu turno, a famosa Catedral de Notre Dame nasceu no século XII, sendo uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. Foi neste local que Napoleão Bonaparte e Henrique VI da Inglaterra foram coroados e Joana D’Arc beatificada.
Nunca foi palco de coroações, mas o Templo-Monumento de Santa Luzia coroa a cidade de Viana do Castelo. Para além de uma visita a esta imponente obra eclesiástica, por aqui pode visitar o Jardim das Tílias, usufruir de um parque de merendas ou subir ao zimbório para uma vista a 360º graus da região. E já reparou como esta cúpula lembra também a Basílica do Sacré Coeur em Montmartre, Paris?
Desafio

Viajante do Mundo

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Santuário de Santa Luzia
  • Estátua do Cristo Rei
  • Centro Interpretativo Experiência Pilar 7
  • Jardim do Rossio

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas