Descobrir Portugal
5 Atrações no Gerês Que Vão Surpreender
Top
  • Natureza e Ar Livre

5 Atrações no Gerês Que Vão Surpreender

A Serra do Gerês é um dos ecossistemas mais belos de Portugal e surpreende a cada estrada, a cada cascata e a cada caminho. Aqui, não faltam cenários de sonho.

20 de março 2018
1 Albufeira da Barragem da Caniçada

Albufeira da Barragem da Caniçada

A Barragem da Caniçada foi construída na baía hidrográfica do rio Cávado, em 1955, e dela resultou uma bonita albufeira que se estende por vários quilómetros. Junto ao local nasceram alojamentos, restaurantes e uma vasta oferta de atividades, como os passeios de barco. Não é raro assistir por aqui a outras práticas de desportos como o jet-ski, a pesca, o mergulho ou o windsurf.


2 Cascata de Fecha de Barjas

Cascatas do Gerês

O que não faltam no Gerês são cursos de água. Uns resultam em pequenas fontes que surgem a cada esquina do parque natural. Outros, de maior dimensão, transformam-se em imponentes cascatas que no inverno mostram a força e no verão fazem as delícias de quem por ali passeia. Tal é o caso da Cascata de Fecha de Barjas, mais conhecida como Cascata do Tahiti, ou a Cascata do Arado.

3 Mata da Albergaria

Mata da Albergaria

A estrada que atravessa a mata pode muito bem ser uma das mais bonitas que alguma vez vai percorrer. A Mata da Albergaria, perto da Portela do Homem, é constituída por um carvalhal secular, com uma fauna e flora únicas.
Perfeita para longas caminhadas, também aqui pode encontrar um troço da Via Romana, ou o que resta dela, com algumas ruínas de pontes e outros marcos milenares.
Tenha em atenção que, para proteger este ecossistema foram criadas uma série de normas para quem visita o local, em especial nos mês de verão.

4 Santuário de São Bento da Porta Aberta

Santuário de São Bento da Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um dos maiores do país e, muito provavelmente, o que tem a vista mais bonita. Rodeado pelas paisagens únicas do Gerês e a tranquilidade das águas da Caniçada, o templo, tal como o conhecemos, data do séc. XIX.

5 Miradouro da Pedra Bela

Miradouro da Pedra Bela

O Miradouro da Pedra Bela, em Terras de Bouro, é o local ideal para apreciar toda a beleza do Gerês. A mais de 800 metros de altitude, daqui consegue ver as montanhas, a confluência dos rios Cávado e Caldo, bem como a Albufeira da Caniçada.
Por ser uma das vistas mais bonitas da região é natural que este seja um miradouro muito concorrido.

Desafio

Fã do Gerês

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Cascata de Fecha de Barjas
  • Santuário S. Bento da Porta Aberta
  • Miradouro da Pedra Bela

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas