Descobrir Portugal
5 Locais Que Tem Que Visitar Em Paredes de Coura
Top
  • História e Cultura
  • Romance
  • Natureza e Ar Livre

5 Locais Que Tem Que Visitar Em Paredes de Coura

É um festival de música que coloca todos os anos Paredes de Coura no mapa de eventos de verão. Mas esta região do Alto Minho tem muito mais para oferecer. Se gosta de natureza e história, trace rumo para Norte.

02 de agosto 2017
1 CEIA — Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno do Bico

Paisagem Protegida do Corno de Bico

Estamos a falar de mais de 2 mil hectares de paisagem protegida que culmina no seu ponto mais alto — o Corno do Bico — a mais de 883 metros de altitude.
Por aqui o carvalho prolifera entre grandes blocos de granito, criando um habitat de excelência para espécies como o lobo ibérico, a rã-de-focinho pontiagudo ou a toupeira-de-água. E nem falta uma relevante comunidade de cavalos selvagens ou as manadas de vacas barrosãs, tão típicas da região.
Para melhor compreender a importância deste local, o CEIA — Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno do Bico disponibiliza uma série de atividades e um conjunto de informações. Consulte o site da Paisagem Protegida do Corno de Bico para planear a sua visita.

2 Trilhos em Paredes de Coura

Trilhos

Para conhecer um local tão rico em cultura e paisagem, nada como os percursos pedestres que o levam a imergir na natureza.
O Trilho do Corno do Bico leva-o da povoação de Túmio, na freguesia de Bico, pelo interior da floresta, até ao miradouro natural bem no topo da montanha, junto ao marco geodésico. Daí pode avistar desde o vale do Rio Coura aos vales dos rios Vez e Lima.
Outro itinerário que permitirá conhecer o património arqueológico, etnográfico e paisagístico local é o Trilho dos Moinhos.
Estendendo-se pelas freguesias de Parada e Vascões, este percurso leva-o pela Necrópole Megalítica de Chã de Lamas, pela aldeia da Várzea, até ao núcleo de moinhos de Casaldate. Estas estruturas ganham especial relevância na história antiga das terras de Coura, conhecidas no passado por “Celeiro do Minho”.

3 Miradouro de Chã do Bento

Miradouros

Porque queremos que tenha uma perspetiva ampla sobre este território, que tal uma ida a um dos vários miradouros espalhados pela região?
Comece pelo Penedo das Vistas, a 441 metros de altitude, para obter uma bonita panorâmica da vila de Paredes de Coura. Já no lugar de Chão Longo, em Vascões, pode subir ao Alto do Castro para obter uma imagem sobre as pastagens da Colónia Agrícola de Chã de Lamas.
No Miradouro da Giesteira, no lugar de Coutos, tem uma boa noção da paisagem traçada pelo rio Coura.
A 775 metros de altitude existem dois miradouros dignos de referência: o Penedo do Rebolinho, na freguesia de Castanheira, que se carateriza pelos grandes penedos de xisto e uma vista de 360 graus; e o Miradouro de S. Silvestre, mesmo na divisão dos concelhos de Paredes de Coura e Valença.
Em Rio Mau, na freguesia de Bico, a 802 metros, o Miradouro de Chã do Bento proporciona uma bonita panorâmica sobre a encosta norte da Serra do Corno do Bico.
Por último, instalado num dos pontos mais altos de Paredes de Coura, o observatório do Corno de Bico oferece uma perspetiva sobre todo o concelho e serras envolventes.

4 Praia Fluvial do Taboão

Praia Fluvial do Taboão

Ganhou fama com a realização do Festival Paredes de Coura nas suas margens. A Praia Fluvial do Taboão tornou-se num dos maiores atrativos da região e todos os anos é invadida por veraneantes que a procuram pelas suas características naturais.
Da paisagem de sonho às águas refrescantes do Rio Coura, não esquecendo os extensos mantos de relvado, este anfiteatro natural tornou-se num dos cartões de visita do Alto Minho.

5 Eiras comunitárias

Património Histórico

Apesar da componente natural ser um dos aspetos que mais atrai quem visita Paredes de Coura, a história deste concelho ou o seu património cultural não lhe ficam atrás.
Desde uma série de igrejas e capelas que representam o passado religioso da região, às eiras comunitárias localizadas na freguesia de Porreiras, ou aos vários núcleos arqueológicos que vai encontrando pelo caminho, são várias as estruturas que resistiram ao passar do tempo para contar nos dias de hoje a história das populações que por ali passaram.

Fotografia: Município de Paredes de Coura
Desafio

Fã das Terras do Coura

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praia Fluvial do Taboão

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas