Descobrir Portugal
5 Localidades Para Festejar a Castanha
Top
  • Gastronomia e Vinhos
  • Festivais e Eventos

5 Localidades Para Festejar a Castanha

Com as folhas a cair e o frio a começar, o cheiro a castanha assada é um dos momentos mais aguardados do outono. Conheça as localidades que comemoram a chegada deste fruto.

19 de outubro 2018
1 Vinhais

Vinhais

Outono é sinónimo de castanhas e, em Portugal, existem muitas localidades que festejam a chegada deste fruto. Vinhais é uma delas. Conhecida como a capital do fumeiro, a vila transmontana  tem na Rural Castanea uma das maiores festas do ano.
De 19 a 21 de outubro, o Parque Municipal de Exposições de Vinhais promove a produção e o potencial gastronómico da castanha. Afinal, de Vinhais saem anualmente entre 13 a 15 mil toneladas deste fruto.
Conte com concursos gastronómicos, demonstrações equestres, animação musical e saiba que pode aqui viver o magusto no maior assador de castanhas do mundo!
2 Arouca

Arouca

Entre 26 a 28 de outubro é a vez de Arouca celebrar a chegada do outono, com o Festival da Castanha a invadir as ruas da vila.
Pode contar com magustos, mostras e concursos gastronómicos, showcookings, workshops, venda de produtos regionais e até uma saída micológica e uma visita interpretada sobre produtos secos. À noite, os concertos e dj’s invadem o parque municipal.
3 Trancoso

Trancoso

A aldeia histórica de Trancoso organiza a tradicional Feira da Castanha e Paladares de Outono entre 2 e 4 de novembro. São três dias repletos de atividades que vão desde os workshops, showcookings e concursos gastronómicos, acompanhados por espetáculos musicais, entre outras. Prepare-se para conhecer e provar os produtos confeccionados com a castanha da região, num ambiente onde reinam os tradicionais magustos.
4 Marvão

Marvão

A 10 e 11 de novembro, Marvão organiza a 35ª edição da Festa do Castanheiro e da Feira da Castanha. Considerado “o mais autêntico e genuíno do país”, o evento é a celebração de uma das espécies endógenas da região e do seu fruto, a castanha.
Durante dois dias, conte com quatro magustos, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo, onde poderá provar a melhor castanha assada e vinho da região.
Assumindo-se como uma “montra do mundo rural”, vai encontrar também tendas com os produtores locais e venda de produtos regionais, acompanhadas de muita música e animação.
Para entrar na Feira da Castanha terá que pagar 1 euro, mas o valor reverte na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Marvão.
5 São Pedro do Sul

São Pedro do Sul

No mesmo fim de semana, a 10 e 11 de novembro, São Pedro do Sul também está em festa, celebrando a chegada da castanha.
A comemorar a 20ª edição, a Festa da Castanha e do Mel realiza-se no lugar de Macieira, na freguesia de Sul, e conta com um espaço de restauração, workshops e música popular. Claro que não faltam os produtos regionais nem os magustos tradicionais.
Desafio

Rainha Castanha

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Parque Municipal de Arouca
  • Praça do Pelourinho

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas