Descobrir Portugal
6 Atividades Para Fazer Em Monchique
Top
  • Bem-Estar
  • Romance
  • Natureza e Ar Livre

6 Atividades Para Fazer Em Monchique

Apelidado de “Jardim do Algarve”, Monchique é o local a visitar se for amante da natureza ou quiser apenas fugir do burburinho do litoral algarvio.

27 de fevereiro 2020
1 Vila de Monchique

Visitar a vila de Monchique

A cerca de 450 metros de altitude, a vila de Monchique é a personificação da vida serrana algarvia.
Famosa pelas suas águas, a história desta localidade remonta ao tempo dos romanos e convida a um passeio demorado pelas ruas estreitas.
Do miradouro, junto ao Largo de São Sebastião, tem-se uma incrível vista a 360º graus pelas encosta da serra.
Aproveite que está por aqui para conhecer o artesanato local e, quem sabe, provar a típica aguardente de medronho.
2 Cascata em Monchique

Ir ver as cascatas

Existem três cascatas para conhecer na região de Monchique. A Cascata do Barbelote é talvez das mais conhecidas e há quem a considere uma das mais belas do país.
Pode lá chegar de carro pela estrada de Vale de Largo-Barbelote. Mas não deixe de seguir um pequeno acesso pedonal que existe nas proximidades.
As cascatas do Penedo do Buraco e do Chilrão juntam-se à lista. De fácil acesso, são bonitos locais para visitar e encantar-se com toda a beleza natural.
3 Miradouro em Monchique

Saltitar entre miradouros

Já aqui falámos do Miradouro de São Sebastião, bem no centro da vila de Monchique, mas existem outros estrategicamente posicionados na serra que vale a pena visitar.
Um dos mais especiais é o Miradouro da Fóia. Este é o ponto mais alto do Algarve e, se o tempo estiver bom, pode avistar desde o Cabo de São Vicente à Serra da Arrábida.
Siga depois para o Miradouro da Picota, a 774 metros de altitude e com uma paisagem incrível sobre a linha de costa algarvia.
Os miradouros de Fonte, Caldas e dos Picos são outros que devem constar da lista, bem como uma ida até à localidade de Alferce onde existem mais cinco pontos de observação.
4 Termas de Monchique

Relaxar num spa

As Termas das Caldas de Monchique são um dos principais atrativos da região. Durante a ocupação romana, nasceram por aqui construções termais e banhos públicos, numa tradição que se estendeu até aos dias de hoje.
E tudo por causa da qualidade das águas de Monchique, que, devido às suas caraterísticas — bicarbonatada, sódica e rica em flúor — são utilizadas para fins medicinais.
5 Parque da Mina

Visitar o Parque da Mina

Em Vale de Boi, o Parque da Mina apela à cultura serrana algarvia, através do contacto com o modo de vida de outros tempos.
Numa casa senhorial do século XVIII, as tradições ganham forma. Das várias profissões — do sapateiro, ao carpinteiro ou à costureira, do fabrico do pão à extração do minério — há um pouco de tudo por aqui.
Esta é tida, não como um museu, mas como uma casa viva, onde tudo se encontra disposto como se ainda hoje fosse habitada.
Já no exterior, é possível encontrar os animais da quinta, como cabras-anãs, ovelhas, burros, póneis, entre tantos outros.
6 Trilho das Cascatas Monchique

Descobrir os trilhos de Monchique

São inúmeros os passeios pedestres que pode fazer pela Serra de Monchique. Dos mais fáceis, feitos em ambiente de parque urbano, aos mais difíceis que conduzem pelos encantos da Fóia ou pelas emblemáticas cascatas da região.
Considerado como o “Jardim do Algarve”, Monchique convida à contemplação, pela diversidade de fauna e flora, pelos ribeiros e vales escarpados.
Desafio

Monchique no coração

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Pico da Fóia
  • Miradouro de São Sebastião

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas