Descobrir Portugal
6 Atividades Para Um Fim de Semana Em Odemira
Top
  • História e Cultura
  • Sol e Praia
  • Natureza e Ar Livre

6 Atividades Para Um Fim de Semana Em Odemira

Se procura sugestões para o fim de semana, temos um nome para si: Odemira. Não só é uma das vilas mais típicas do Alentejo, como pode ter várias experiências a poucos quilómetros. Ora, tome nota.

31 de janeiro 2018
1 Odemira

Conhecer a Vila de Odemira

Qualquer visita ao concelho de Odemira deve começar pela própria vila alentejana. Aqui o tempo corre calmo, longe da agitação das grandes cidades. As ruas estreitas multiplicam-se e a cor do céu cruza-se com apontamentos de azul ainda encontrados no exterior dos edifícios mais antigos. 
Banhada pelo Rio Mira, não deixe de visitar alguns pontos de interesse, como a Igreja do Salvador, o Miradouro do Castelo ou o Jardim da Ponte Férrea.

2 Forte de São Clemente

Aprender história

São inúmeros os vestígios arqueológicos e históricos encontrados em várias freguesias do concelho. Desde a Ponte de Santa Clara, em Santa Clara-a-Velha, à Necrópole do Pardieiro, em São Martinho das Amoreiras. Para conhecer há igualmente o Cerro do Peguinho, um pequeno troço de muralhas do antigo Castelo de Odemira ou o Forte de São Clemente já em Vila Nova de Milfontes.

3 Praia do Carvalhal

Ir até à praia

Odemira é também notável pelas praias, algumas delas ainda consideradas selvagens. Exemplo disso é a Praia do Malhão, 5 km a norte de Vila Nova de Milfontes, com um extenso areal e ondas bem conhecidas pela comunidade de surfistas locais.
As praias do Carvalhal e Almograve são outras duas opções para quem procura alternativa aos areais mais concorridos de Milfontes e Zambujeira do Mar.

4 Vila Nova de Milfontes

Petiscar com vista para o mar

Quem conhece o Alentejo sabe que é região de boa boca. E a zona de Odemira não é diferente. Em praticamente qualquer localidade tem boas opções de pratos locais. Mas se procura o melhor peixe ou marisco, a sugestão é que vá até à beira-mar, mais especificamente a Porto das Barcas.
Localizado numa encosta, sobre o porto de pesca, aqui consegue ter uma ótima opção de pescado ao mesmo tempo que se encanta com vista sobre o mar.

5 Cabo Sardão

Conhecer o Cabo Sardão

Ir até ao Cabo Sardão é visitar o ponto mais ocidental da costa alentejana. No caminho entre Almograve e a Zambujeira do Mar, encante-se com as imponentes escarpas, batidas pelo mar e guardadas pelo farol, construído em 1915.
Este é um ótimo local se é apreciador de birdwatching, já que consegue avistar colónias de cegonhas-brancas em época de nidificação, ou outras espécies de aves locais, como os falcões-peregrinos ou as gralhas-de-bico-vermelho.

6 Rota Vicentina

Percorrer os trilhos da Rota Vicentina

Odemira integra a Rota Vicentina que agrega alguns dos percursos pedestres mais belos de Portugal e até da Europa. Seguindo o Trilho dos Pescadores, um caminho feito sempre junto ao mar, alcança várias localidades do concelho, como Vila Nova de Mil Fontes, Almograve ou Zambujeira do Mar.

Desafio

Alentejo à Beira-mar

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Forte de São Clemente
  • Cabo Sardão
  • Igreja do Salvador

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas