6 razões porque o Algarve é melhor no inverno — Via Verde
Descobrir Portugal
Algarve no inverno
Top
  • História e Cultura
  • Sol e Praia
  • Natureza e Ar Livre

6 razões porque o Algarve é melhor no inverno

O Algarve é a escolha de eleição dos portugueses no verão, mas a região mais a sul do país pode ser um grande destino para visitar no inverno. Saiba porquê.

06 de janeiro 2021
1 praias vazias no Algarve

Apreciar as praias vazias

Um dos principais atrativos do Algarve é a sua linha costeira e as belas praias que tantas vezes são classificadas como das mais belas da Europa.
Mas tal título atrai multidões no período de verão, o que torna extremamente difícil dar-lhes toda a atenção que merecem.
Sem enchentes nos meses de inverno, as praias algarvias podem agora ser apreciadas em todo o seu esplendor, observando as suas arribas, os areais finos e as formações rochosas com milhares de anos. E, se não tiver medo de águas mais frescas, quem sabe, se a temperatura o permitir, não acaba até por dar um mergulho?
2 passadiços da Ponta da Piedade

Conhecer os trilhos sem calor

Sendo uma região quente do país, percorrer os vários trilhos que se encontram no Algarve durante os meses de verão pode ser um verdadeiro sacrifício. Porque não deixar isso para o inverno?
Seja à beira-mar, fazendo o percurso dos Sete Vales Suspensos ou percorrendo os passadiços da Ponta da Piedade, ou na Serra de Monchique, visitando os trilhos por lá assinalados, o clima mais favorável permitirá tirar o melhor proveito destes passeios pedestres.
3 clima ameno no Algarve

Clima mais ameno

Infelizmente para as barragens e para a agricultura da região, a verdade é que no Algarve a chuva é escassa a maior parte do ano. Isto, aliado às temperaturas mais amenas que se fazem sentir por lá, faz com que este destino seja ideal se quer fugir um pouco ao tempo mais invernal.
4 Museu de Portimão

Visitar com calma os centros históricos e museus

Se não é fã de enchentes, o inverno apresenta-se como uma ótima oportunidade para visitar os centros históricos das principais cidades algarvias. Lagos, Portimão, Silves, Loulé ou Faro, são tantas as belas localidades que pode percorrer nestes meses sem confusão.
Aproveite também para entrar em vários museus ou apreciar o património histórico local.
5 Restaurante no Algarve

Atendimento de proximidade

Se já foi ao Algarve nos meses de verão sabe o quanto pode ser agitado e confuso ser bem atendido nos estabelecimentos. A verdade é que não é por mal, mas a afluência em massa de turistas por vezes assim o dita.
Porém, no inverno o movimento acalma, a descontração assenta e a atenção que é dada aos visitantes é outra. Experimente por si mesmo, sem pressa.
6 surf no Algarve

Oportunidade para desportos radicais

Apesar de no inverno as temperaturas não serem propícias para mergulhos demorados nas praias algarvias, outras oportunidades surgem para que tire o melhor proveito delas. Porque não fazer surf?
É no inverno que a costa do Algarve ganha nova vida, com as ondulações que ali chegam oriundas de África, mais conhecidas como Levante.

Sugestões relacionadas