Descobrir Portugal
A Melhor Doçaria do Algarve
Top
  • Gastronomia e Vinhos

A Melhor Doçaria do Algarve

Terra de figueiras e amendoeiras, a doçaria do Algarve serve-se dos frutos destas árvores para criar algumas das melhores iguarias portuguesas. Prepare-se para um top de fazer crescer água na boca.

23 de fevereiro 2016
1 Dom Rodrigo

Dom Rodrigo

Fios de ovos, açúcar, canela e amêndoa ralada. São estes os principais ingredientes de um dos mais apreciados doces algarvios — o Dom Rodrigo. A origem do nome é um tanto ou quanto incerta. Há quem remeta para uma lenda que conta a história de uma plebeia apaixonada por um fidalgo de seu nome Rodrigo. Como não podia viver a paixão, a jovem terá decidido criar um doce que homenageava o seu amor. Menos romântica é a versão que identifica D. Rodrigo como um homem que terá ajudado os algarvios que sofreram com o terramoto de 1755. Como agradecimento, as freiras de um convento terão inventado esta iguaria como forma de agradecimento. Um coisa é certa e sobre esta parece não haver dúvidas: o Dom Rodrigo tem origem em Lagos. E para experimentá-los na sua terra de origem vá até à Casa de Doces Regionais Taquelim Gonçalves.
É servido embrulhado em pequenos pedaços de folha de “prata” colorida. Lá dentro esconde-se um doce divinal, húmido, onde o sabor amendoado se funde, na perfeição, com os fios de ovos.

2 Docinhos de Maçapão

Docinhos de Maçapão

Eles são frutas, são legumes e até animais. Já percebeu do que falamos? Dos mais famosos doces da região sul. Quem nunca trouxe do Algarve uma caixinha de Docinhos de Maçapão ou Frutas de Amêndoa e até Bolinhos de Amêndoa (são vários os nomes que lhes dão), que ponha a mão no ar! Claro está que a amêndoa é o ingrediente em destaque acompanhado, na receita, por açúcar e claras de ovos. O recheio é feito de doce de ovos.
A massa da amêndoa com que os doces de maçapão são feitos tem origem árabe, aliás como muitas outras receitas que encontramos na gastronomia algarvia. É por isso normal que, se viajar para o norte de África, encontre, noutras culturas, doçaria muito semelhante a esta. 

3 Queijos de Figo

Queijos de Figo

O formato faz lembrar um queijo (daí o nome) mas também já os vimos em forma de flor e até de coração. Na receita do Queijo de Figo junta-se, uma vez mais, a amêndoa, os figos — aqui secos —, o açúcar, a canela, a erva-doce e chocolate em pó ou cacau.
É uma tentação para quem aprecia figos, fruto típico da região algarvia e que é bastante consumido, fresco nos meses de verão, e seco em ocasiões mais festivas.
Para além do queijo, o figo também é usado para fazer doces e compotas, licores e ainda protagoniza as Estrelas de Figo onde aparece aberto e recheado com amêndoa ou chocolate.

Desafio

O Dom Rodrigo!

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Casa de Doces Regionais Taquelim Gonçalves

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas