Descobrir Portugal
Algarve Para Além das Praias
Top
  • Natureza e Ar Livre

Algarve Para Além das Praias

O Algarve é conhecido pelas suas praias. Mas, e se lhe dissermos que a sul pode encontrar três matas nacionais que guardam em si a beleza das serras, perfeitas para um dia passado em contacto com a natureza?

15 de julho 2016
1 Mata Nacional Terras da Ordem

Mata Nacional Terras da Ordem

Localizada na vertente oriental da Serra do Caldeirão, na freguesia de Odeleite (concelho de Castro Marim), a Mata Nacional Terras da Ordem constitui o habitat perfeito para várias espécies de fauna e flora do sul de Portugal.

Aqui encontra azinheiras, alfarrobeiras, oliveiras e pinheiros-mansos, entre outras espécies de vegetação que proliferam junto dos vários cursos de água existentes.

Com caminhos de terra perfeitos para percursos pedestres ou de BTT, num passeio pelas Terras da Ordem — nome que está associado ao passado religioso da região, nomeadamente à Ordem de Cristo — vai poder ver pequenas hortas, pomares, poços e moinhos de água, como o das Pernadas, recentemente recuperado, e o moinho de água do Carvão.

2 Albufeira da Barragem de Odelouca

Mata Nacional Herdade da Parra

A Mata Nacional Herdade da Parra localiza-se a noroeste da Serra de Silves, na freguesia de S. Marcos da Serra. Inserida na região do Barlavento Algarvio, tem que percorrer 14 km a partir da cidade de Silves para entrar nesta área florestal.

Com a criação da Albufeira da Barragem de Odelouca, cresceu a procura por este espaço. Desde provas de BTT, a caminhadas, passeios pedestres e equestres, aqui descobre-se um Algarve diferente.

Prepare-se para passear por entre pinheiros bravos, ciprestes, sobreiros ou carvalhos, entre outras espécies de flora, e cruzar-se com perdizes, pombos, rolas ou coelhos-bravos. Esta é igualmente terra de raposas e de javalis. Mas esses são mais difíceis de avistar.

3 Vista sobre a Praia do Castelejo

Perímetro Florestal de Vila do Bispo

O Perímetro Florestal de Vila do Bispo situa-se na Costa Sudoeste de Portugal, entre Sagres e a Carrapateira, a 1,5 Km de Vila do Bispo.

Esta mata nacional estende-se por cerca de sete quilómetros de costa, entre formações dunares e arribas marítimas.

No seu interior encontra planaltos cortados por vales que albergam diversas espécies animais. Entre pinheiros, eucaliptos e medronheiros, este é um local escolhido para a prática de diversas atividades, como passeios de BTT, percursos pedestres e a cavalo ou ações de “geocaching”, entre outras.

No Perímetro Florestal da Vila do Bispo vai encontrar o parque de merendas do Castelejo, muito procurado durante todo o ano. Se é amante da natureza, o trilho ambiental do Castelejo (2,7 km de percurso) coloca-o em contacto com a paisagem, a fauna e flora característica desta região.

Desafio

Turista Florestal

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Castelo de Silves
  • Castelo de Castro Marim
  • Praia do Castelejo

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas