Descobrir Portugal
As Mais Belas Lagoas de Portugal
Top
  • Natureza e Ar Livre

As Mais Belas Lagoas de Portugal

Numa altura em que o bom tempo e a natureza chamam por nós, que tal ir conhecer as mais bonitas lagoas portuguesas? Se é amante de caminhadas, fotografia de natureza ou birdwatching, estes locais são imperdíveis.

18 de maio 2020
1 Barrinha de Esmoriz Ovar

Barrinha de Esmoriz (Ovar)

Do lado de Ovar conhecem-na como Barrinha de Esmoriz. Já em Espinho, chamam-lhe Lagoa de Paramos. Esta área lagunar, que integra a Rede Natura 2000, encontra-se no meio dos dois concelhos e oferece a quem visita bons momentos passados na natureza.
Para ajudar na descoberta deste local existem uns passadiços em madeira que pode percorrer a pé ou de bicicleta. Estendem-se à volta da lagoa, num percurso circular de 8 km, compreendendo duas pontes pequenas, um miradouro, um cais flutuante e um observatório de aves. É que por aqui passam várias espécies, como as garças-reais ou os piscos-de-peito-ruivo.
2 Pateira de Fermentelos Águeda

Pateira de Fermentelos (Águeda)

A Pateira de Fermentelos é uma das maiores lagoas da Península Ibérica. Localizada entre três concelhos — Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro — é perfeita para amantes de birdwatching, já que apresenta vários habitats, ecossistemas e até é procurada por espécies protegidas. Por ali avistam-se o garçote, a garça-vermelha, a águia-sapeira e o milhafre-preto.
Mesmo que a observação de pássaros não seja o seu hobby, este é o sítio perfeito para caminhadas ou fotografia de natureza.
3 Lagoa da Vela Quiaios

Lagoa da Vela (Quiaios)

A norte da Figueira da Foz, na zona da Quiaios, encontram-se três lagoas envoltas em mata — Barças, Vela e Salgueira.
A Lagoa da Vela é a maior delas e distingue-se pela variedade de espécies de aves que costumam ser observadas por aqui, dos patos invernantes, à garça-vermelha ou a garça-real que dão o ar da sua graça durante o verão.
Existem vários pontos de acesso à lagoa que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta.
4 Lagoa de Óbidos Foz do Arelho

Lagoa de Óbidos

Com quase 7 km, a Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar mais extenso da costa portuguesa, fazendo fronteira entre os concelhos das Caldas da Rainha (Foz do Arelho e Nadadouro) e de Óbidos (Vau e Santa Maria).
Esta lagoa é separada do mar por um cordão de dunas litorais, sendo considerado por muitos como um lugar ideal para a prática de desportos aquáticos, como o kitesurf ou o paddleboard.
Porém, os bivalves que aqui crescem — ameijoa, berbigão e mexilhão — são um dos maiores atrativos para quem frequenta a zona, sendo a apanha destes moluscos uma das principais atividades económicas da região.
5 Lagoa de Albufeira

Lagoa de Albufeira

Localizada no concelho de Sesimbra, a Lagoa de Albufeira é alimentada pelas águas de três ribeiras — Apostiça, Ferraria e Aiana — apresentando-se como uma das mais fundas do país.
Muito utilizada para a prática de desportos aquáticos, como o windsurf ou o kitesurf, todas as primaveras o cordão dunar que separa esta lagoa do mar é aberto, passando também a ter ligação com o Atlântico.
A Lagoa de Albufeira faz parte da Reserva Ecológica Nacional, sendo uma zona de proteção de aves. O pato-real, a garça-real ou o mergulhão-pequeno são algumas das espécies que podem ser observadas por aqui.
6 Lagoas de Santo André e da Sancha

Lagoas de Santo André e da Sancha (Santo André)

As Lagoas de Santo André e da Sancha estendem-se num total de 15 km, abrangendo os concelhos de Sines e Santiago do Cacém. Constituem uma das mais importantes reservas naturais da costa alentejana, uma vez que são o local escolhido para a reprodução de espécies como o pato-de-bico-vermelho, ou outras mais ameaçadas, como a garça-vermelha.
Nestes habitats é igualmente comum ver o rouxinol-pequeno-do-caniços, símbolo da reserva, e um dos visitantes dos caniçais na altura do verão.
Desafio

Louco Por Lagoas

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Centro Interpretativo do Monte do Paio
  • Praia da Foz do Arelho
  • Miradouro de Espinhel
  • Barrinha de Esmoriz
  • Lagoa da Vela
  • Praia da Lagoa de Albufeira

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas