Indo eu, indo eu... a caminho de Viseu! — Via Verde
Descobrir Portugal
Viseu
Top
  • Gastronomia e Vinhos
  • Natureza e Ar Livre
  • História e Cultura

Indo eu, indo eu... a caminho de Viseu!

E quando lá chegar a única dificuldade que vai ter é escolher o que fazer, tantos são os locais a visitar e as experiências para viver. Siga a nossa proposta de dez atividades que vão deixar Viseu no topo das suas preferências.

30 de novembro 2015
1 centro histórico de Viseu

Aprender história entre muralhas

Viseu foi a cidade condal de D. Henrique de Borgonha e D. Teresa de Leão e há quem defenda que foi berço de nascimento do primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Teorias à parte, passear pelo centro histórico é viver séculos da história portuguesa, através das suas casas de traço manuelino, dos solares e dos edifícios religiosos, comerciais e administrativos.
Entre nas muralhas pela Porta do Soar ou pela Porta dos Cavaleiros, as únicas que resistiram à passagem do tempo, e vá pela Rua Direita visitar a Sé Catedral ou a Igreja da Misericórdia.

2 Museu Nacional Grão Vasco

Conhecer Grão Vasco

Entre os locais a visitar em Viseu, no Museu Nacional Grão Vasco, instalado no antigo Paço Episcopal, pode conhecer a obra de Vasco Fernandes (o Grão Vasco), um dos principais pintores portugueses da época quinhentista.
São pinturas de retábulo, provenientes da Catedral e de várias igrejas da região. Poderá ainda ver esculturas, peças de ourivesaria e marfim, que abrangem o estilo romântico e barroco, entre outras peças locais de valor museológico.

3 Solar do Vinho do Dão

Provar o Dão num solar

Se quer saber tudo sobre o vinho do Dão, então o Solar do Vinho do Dão é o local a visitar.
Através do Welcome Center poderá aceder a três núcleos: um espaço de exibição dos vários vinhos da região, uma sala de exposição com os quadros que inspiraram os famosos rótulos das garrafas da Quinta de Perdigão e uma divisão com um espólio de vinhos antigos do Dão onde pode assistir a um vídeo sobre a rota desta região vinícola.
No Solar do Vinho do Dão tem ainda a possibilidade de provar vinhos locais, entre tintos, brancos e rosés.

4 Parque do Fontelo

Namorar no Fontelo

É o pulmão da cidade e um dos espaços mais bonitos para passear de mão dada na região centro. O Parque do Fontelo é a união entre património natural e histórico.
O antigo paço episcopal está repleto de árvores centenárias e jardins de inspiração italiana, bem como inúmeras infraestruturas desportivas e de lazer.

5 Palácio do Gelo Shopping

Beber um copo a oito graus negativos

Construído com gelo trazido dos glaciares do Canadá, não precisa de ir para o Ártico para ter a experiência de beber um copo a temperaturas negativas.
No Bar de Gelo Viseu, no Palácio do Gelo Shopping, tudo é feito de água em estado sólido: as paredes, os bancos, a decoração e os copos por onde pode beber cocktails de nome sugestivo, como um Ice Age ou um Happy Chill.
Com a entrada tem direito a vestuário térmico e uma bebida para tomar em 30 minutos no interior do bar.

6 Rancho à Moda de Viseu

Entrar na moda do rancho

E não estamos a falar de grupo folclórico. O Rancho à Moda de Viseu é típico da gastronomia viseense e teve origem no refeitório do quartel militar, num período de fome durante as invasões francesas, quando um comandante ordenou aos seus cozinheiros que juntassem todos os géneros alimentícios disponíveis num só prato.
A qualidade das couves, do grão-de-bico, dos enchidos e das carnes de porco e vitela são a fórmula mágica desta iguaria beirã.
Não é um prato comum nas ementas dos restaurantes mas vale sempre a pena perguntar se servem.

7 Ecopista do Dão

Pedalar pela linha de comboio

Os 50 km da Ecopista do Dão fazem desta a maior do país. Inaugurada em 2011, esta pista é uma reconversão do antigo ramal ferroviário da Linha do Dão que liga Viseu a Santa Comba Dão.
Neste percurso, ideal para fazer de bicicleta, vai ter oportunidade de percorrer locais de grande beleza natural, pelas margens do Rio Dão e do seu afluente, o Rio Paiva.
Se não for adepto da bicicleta, calce os ténis e parta à caminhada.

8 Pousada de Viseu

Dormir num antigo hospital

O Hospital de São Teotónio que hoje dá lugar à Pousada de Viseu é um marco importante na história da cidade. Recuperado em 2009 pelo arquiteto Gonçalo Byrne, este edifício foi mandado construir por D. Maria I, em 1799, e é a conjugação de linhas modernas com o neoclassicismo.
Vai ficar encantado com os seus amplos claustros e com todos os detalhes arquitectónicos que este espaço oferece.

9 Montebelo Golfe

Treinar os tee’s em Montebelo

A 10 minutos de Viseu, enquadrado pelas serras do Caramulo e da Estela, os greens do Montebelo Golfe são um desafio para os amantes da modalidade. Pode treinar o seu jogo nos três campos de 18 buracos, optar por ter uma aula ou apenas passar uns bons momentos no club house.

10 Feira de São Mateus

Feirar em São Mateus

A Feira de São Mateus é a feira franca mais antiga da península ibérica. Com mais de 600 anos de história, este evento recebe durante agosto e principio de setembro visitantes oriundos de todos os cantos do país. Sozinho ou em família, pode divertir-se assistindo a espetáculos de música e exposições ou provando pratos da gastronomia local.

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas