Descobrir Portugal
Lisboa à Distância de Um Clique
Top
  • História e Cultura

Lisboa à Distância de Um Clique

Se está por casa, saiba que ainda é possível viajar por muitos dos monumentos e museus de Lisboa. Basta aceder online e fazer visitas virtuais.

17 de março 2020
1 Torre de Belém

Torre de Belém

A Torre de Belém é um ícone da cidade de Lisboa e está aberta 24 horas caso queira fazer uma visita virtual.
No conforto do lar, pode ir do terraço da corte à nave do baluarte poligonal.
Este é um dos maiores exemplares do reinado manuelino e nasceu da necessidade de reforçar a defesa da barra do Tejo.
Este monumento é síntese perfeita entre a torre de menagem medieval e o baluarte com as peças de artilharia que lhe eram caraterísticas.
2 Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é lugar de paragem obrigatório a quem está de visita à capital e à zona de Belém. Através de uma visita virtual pode também percorrer este monumento, poupando-se a deslocações ou filas de entrada.
Este símbolo nacional, em conjunto com a Torre de Belém, nasceu com os olhos postos no Tejo para receber todos aqueles que participavam na expansão marítima, proporcionando-lhes conforto religioso.
Entre outros túmulos de personagens de relevância histórica, pode aqui encontrar a última morada de Vasco da Gama e de Luís de Camões.
3 Palácio Nacional de Mafra

Palácio Nacional de Mafra

Considerado Património da Humanidade pela UNESCO em 2019, o Palácio Nacional de Mafra está também aberto a uma visita virtual.
Apesar da incrível vista aérea conseguir dar uma noção da magnificência deste monumento, apenas consegue navegar através do interior da basílica. Mas, mesmo assim, terá uma ideia da grandiosidade deste edifício.
Claro que pode também aproveitar o tempo em casa para ler o “Memorial do Convento” de José Saramago e ficar ainda mais curioso com uma visita  aquele que é o maior edifício civil existente em Portugal.
4 Museu Nacional dos Coches

Museu Nacional dos Coches

Embarque nesta visita pelo Museu Nacional dos Coches. Aqui reside a maior coleção de coches do mundo à distância de um clique… ou de vários.
Por esta visita a 4D vai passear pelo espólio de sete dezenas de coches, do século XVII ao XIX, oriundos da Casa Real Portuguesa, mas também da Igreja e até de particulares.
Siga as bolas que vai encontrando pelo chão e carregue nos ícones informativos para aprender um pouco mais sobre este meio de transporte.
5 Museu Calouste Gulbenkian

Museu Calouste Gulbenkian

Também no Museu Calouste Gulbenkian tem uma visita 360º ao dispor que o leva por uma viagem através da Coleção do Fundador, com obras incríveis que vão desde os objetos do Antigo Egipto e Oriente Islâmico às obras de conhecidos artistas, como Rembrandt, Turner, Monet, Rodin ou René Lalique.
Mas a visita virtual não fica por aqui. Pode ainda vaguear pelos corredores do museu que reúne as mais completas coleções de arte moderna e contemporânea do país, com exemplares de Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Paula Rego ou Vieira da Silva. Basta seguir as setas.
6 Museu Nacional do Azulejo

Museu Nacional do Azulejo

O Museu Nacional do Azulejo não fica de fora do leque de visitas virtuais que pode fazer sem sair de casa. Por isso, e através da Google Arts & Culture, apresenta alguma das suas maiores obras, incluindo o Grande Panorama de Lisboa, datado de 1700.
Para além de inúmeras peças de azulejaria vistas ao detalhe e acompanhadas de informação pormenorizada, pode entrar na Igreja de Madre Deus e explorar a beleza do seu interior.
7 Museu da Farmácia

Museu da Farmácia

O que nos diz a uma visita virtual ao Museu da Farmácia? O espaço retrata a história de uma das ciências mais antigas do mundo.
Da Farmácia Estácio, com os armários de madeira esculpida e dourados, à Farmácia Barbosa, com as prateleiras preenchidas de faiança portuguesa, por aqui testemunham-se diferentes épocas. Uma viagem sempre acompanhada da devida explicação.
8 Museu Nacional de História Natural

Museu Nacional de História Natural

Vai uma ida ao Museu Nacional de História Natural? A história pode ser antiga , mas os métodos de viagem são bem modernos. Com recurso à tecnologia 360º HDR, tem partida marcada a partir da Rua da Escola Politécnica, pelo átrio de entrada do museu, até vários espaços e coleções.
Depois de uma passagem pelo claustro pode ainda subir ao 1º piso para conhecer as exposições “Memória da Politécnica” e “Coleções de Naturalista”.
Não se esqueça de ir clicando no ícone “Saber Mais” para compreender melhor o que está a ver.
Desafio

Viajante internauta

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Museu Nacional dos Coches
  • Torre de Belém
  • Palácio Nacional de Mafra
  • Mosteiro dos Jerónimos
  • Museu Nacional de História Natural e da Ciência
  • Museu Calouste Gulbenkian
  • Museu da Farmácia, Lisboa
  • Museu Nacional do Azulejo

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas