Descobrir Portugal
O Algarve Também É Serra
Top
  • Natureza e Ar Livre

O Algarve Também É Serra

O sul do país tem muita riqueza natural mas nada se compara à beleza da serra algarvia. Monchique, Espinhaço de Cão e Caldeirão enchem a paisagem com as cores e o silêncio tantas vezes ausentes das regiões mais próximas do mar.

29 de fevereiro 2016
1 Serra de Monchique

Serra de Monchique

Monchique é uma das serras algarvias mais conhecidas, muito por culpa das qualidades terapêuticas das águas que correm pelas encostas daquela que é a mais alta montanha do Algarve.

O Pico da Fóia marca o ponto mais elevado desta serra — 902 metros ¬— e é um autêntico miradouro sobre o Alentejo e o mar, conseguindo-se avistar desde o Cabo de São Vicente à Serra da Arrábida.

As Termas de Monchique, em Caldas de Monchique, trabalham com as águas de natureza alcalina e ricas em flúor e atraem milhares de visitantes todos os anos.

E se é fã de caminhadas ou escalada este local é uma boa opção, aproveitando a vegetação superabundante marcada pelos medronheiros, pelos carvalhos, pinheiros e castanheiros. Pode ainda aproveitar uma ida à Serra de Monchique para apreciar algumas das quedas de água mais bonitas do país, entre elas a Cascata do Barbelote.

2 Serra de Espinhaço de Cão

Serra de Espinhaço de Cão

Numa posição perpendicular à Serra de Monchique, a Serra de Espinhaço de Cão carateriza-se pelas encostas também elas cobertas de medronheiros e eucaliptos, distinguindo-se bonitos vales naquela paisagem.

Próxima da Barragem da Bravura, é frequentemente um dos destinos escolhidos pelos amantes de desportos náuticos, como a canoagem.

3 Serra do Caldeirão

Serra do Caldeirão

A Serra do Caldeirão marca a fronteira entre o barrocal e o Baixo Alentejo, sendo a maior cordilheira do Algarve, estendendo-se desde a Ribeira de Odelouca ao nordeste algarvio e atingindo um dos seus pontos mais altos — 535 metros de altitude — em Alcaria do Cume, no concelho de Tavira.

Também aqui os cursos de água formam uma rede hidrográfica que corre entre campos de medronheiros e sobreiros.

Conhecida pela variedade de espécies de aves que por ali abundam, este é ponto de paragem para os amantes de observação de aves que viajam até ao sul do país.

Desafio

Montanheiro Algarvio

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Albufeira da Barragem de Odiáxere (Bensafrim)
  • Pico da Fóia
  • Alcaria do Cume

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas