Descobrir Portugal
O Caminho de Santiago a Partir do Algarve
Top
  • Natureza e Ar Livre
  • História e Cultura

O Caminho de Santiago a Partir do Algarve

Quando falamos no Caminho de Santiago português todas as partidas surgem em Lisboa ou no Porto. Mas sabe que pode fazê-lo logo a partir do Algarve? Mostramos-lhe três etapas que pode incluir no seu roteiro de viagem.

29 de janeiro 2020
1 Igreja do Carmo em Faro

De Faro a Loulé

Capital de distrito, Faro é ponto de partida para o Caminho de Santiago a partir do Algarve. A cidade é cheia de história e parte da viagem consiste em conhecer cada local que o leva até ao norte.
A Igreja do Carmo é um bom local para iniciar o trajeto, mas existem outros no roteiro de Faro que vale a pena visitar.
A partir daqui, são quatro horas a pé até ao próximo destino do caminho português: Loulé.
2 Igreja de São Clemente

Loulé a Salir

A cidade de Loulé é uma das mais conhecidas do Algarve e há inúmeros locais para os peregrinos visitarem: do Castelo de Loulé, à Capela de Nossa Senhora da Conceição, passando pela Igreja de São Clemente que remonta ao século XIII e tem no campanário um dos principais destaques.
Desta localidade, e depois de fazer estes pequenos desvios culturais, vá seguindo as tradicionais setas amarelas que marcam o terreno, indicando o caminho até Santiago, e que vão conduzir até à paragem que se segue: Salir. São três horas a pé até lá.
3 Salir

Salir a Ameixial

Salir é conhecida pelo seu casario branco enquadrado pela beleza da paisagem algarvia. Falamos de uma localidade, a 13 km de Loulé, que marca a transição do barrocal algarvio para a Serra do Caldeirão.
Um dos grandes destaques deste local são as ruínas do castelo, erguido durante a ocupação Almóada. Aliás, esta construção faz igualmente parte da rota algarvia de Al-Mutamid.
Quatro horas e meia de caminhada vão levá-lo até ao Ameixial. Esta é a terceira etapa do Caminho Português Central antes de entrar em território alentejano.
Também encaixada no concelho de Loulé, o Ameixial veste-se de ruralidade, alimentado o desejo dos peregrinos de comunhão com a natureza e as populações locais.
4 Conselhos para fazer o Caminho de Santiago Português

Alguns conselhos aos peregrinos

As três etapas de constituem o Caminho de Santiago a partir do Algarve são apenas o começo de um vasto percurso que vai do Sul de Portugal e termina na Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha.
O mesmo não deve ser encarado de forma leviana, sendo indicado que se prepare bem para o que vai fazer.
Assim, tenha em conta a sua preparação  física; leve uma mochila adaptada à sua fisionomia e lembre-se que cada quilo que terá de carregar é relevante; use vestuário de acordo com a época do ano e pense que nem sempre terá sombras à disposição.
O calçado é talvez a peça mais importante para a caminhada. Por isso, botas de montanha ou de treking são as mais indicadas. Faça pausas e não se esqueça de se hidratar.
Acima de tudo, faça etapa a etapa, sem pressas e apreciando os locais por onde este caminho o vai levar.
Desafio

O Peregrino

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Igreja do Carmo
  • Igreja de São Clemente
  • Ruínas do Castelo de Salir

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas