Descobrir Portugal
Os 6 Faróis do Algarve
Top
  • Sol e Praia
  • História e Cultura

Os 6 Faróis do Algarve

Sabe que pode visitar alguns dos faróis espalhados pela costa portuguesa? Neste caso, damos-lhe a conhecer os seis faróis existentes no Algarve, do barlavento ao sotavento, quatro deles visitáveis gratuitamente.

29 de março 2016
1 FAROL DO CABO DE SÃO VICENTE

Farol do Cabo de São Vicente — Vila do Bispo

Começamos no barlavento algarvio. Em Vila do Bispo, para sermos mais precisos. A história do Farol do Cabo de São Vicente remonta a meados a finais do século XVI. Na altura, o farol seria apenas uma torre na qual os habitantes do convento ali existente acendiam fogueiras para difundir a luz.
A estrutura que hoje vemos data de 1846. Mandado construir por D. Maria II, funcionava a azeite e, de forma a rodar, recorria a um sistema similar ao que é usado nos relógios. Depois de décadas de abandono, no início do século passado, a torre foi aumentada e instalada uma ótica que, ainda hoje, é a maior de Portugal. E um dos faróis com maior alcance de toda a Europa.
Pode ser visitado todas as quartas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00 (entradas gratuitas).

2 FAROL DA PONTA DA PIEDADE

Farol da Ponta da Piedade — Lagos

A Ponta da Piedade é um dos locais mais procurados do Algarve devido à sua beleza natural. As formações na rochas, muito peculiares, são o principal atrativo para os barcos que, amiúde, passeiam os turistas pela costa. Para ter a perspectiva contrária, ou seja, da terra para o mar, nada como subir ao cimo do Farol da Ponta da Piedade. São quase 200 degraus mas que, canseiras à parte, merecem bem o esforço.
O farol foi construído no local onde em tempos existira uma ermida e começou a funcionar em 1913. 

3 FAROL DA PONTA DO ALTAR

Farol da Ponta do Altar — Ferragudo

Rumamos em direção à zona central algarvia. É em Ferragudo que está situado o Farol da Ponta do Altar, na zona nascente da entrada do porto de Portimão. Depois de identificada a necessidade de construção de um outro farol na costa do Algarve, para além do de Lagos, este seria edificado no primeiro dia do ano de 1893. Fica a 10 metros de altura e está a 32 metros acima do nível do mar. 

4 FAROL DE ALFANZINA

Farol de Alfanzina — Cabo Carvoeiro

Ainda no centro do Algarve encontramos o Farol da Alfanzina, conhecido como o Farol do Carvoeiro entre marinheiros e pescadores. Localizado na arriba que lhe dá o nome — Ponta de Alfanzina — ilumina a costa portuguesa há quase 100 anos (entrou em funcionamento 1920).
Com 23 metros de altura, 5 dos quais pertencentes à torre, tem um alcance de 20 milhas, qualquer coisa como 53 km. É um dos 30 faróis visitáveis que integram o programa lançado pela Marinha Portuguesa. Assim sendo, todas as quartas-feiras, das 14h00 às 17h00, aproveite as visitas guiadas gratuitas para conhecer por dentro este magnífico farol.

5 FAROL DE SANTA MARIA

Farol de Santa Maria

Para chegar ao Farol de Santa Maria terá que apanhar o barco em Olhão para a Ilha da Culatra. E pode fazê-lo todas as quartas-feiras à tarde, a partir do Terminal “T”, dias da semana em que o farol está aberto para visitas gratuitas (das 14h00 às 17h00).
Devido à sua localização, a construção deste farol revelou alguma dificuldade. Aliás, mais tarde, em 1929, a torre teve mesmo de sofrer obras de reforço devido às oscilações causadas pela força dos elementos naturais. Esta situação voltou a repetir-se na década de 1990, altura em que o farol seria automatizado.

6 FAROL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Farol de Vila Real de Santo António

Por fim, chegamos ao sotavento algarvio e ao Farol de Vila Real de Santo António. Fica na margem direita do Rio Guadiana, 52 metros acima do nível do mar. Lá em cima, do alto da torre e a 46 metros do chão, consegue avistar-se a bonita vila raiana de Castro Marim e Espanha.  
O farol funciona desde 1923, na altura pelas mãos e sabedoria dos faroleiros; hoje pela precisão das máquinas. Visitas gratuitas às quartas, das 14h00 às 17h00.

Desafio

O Faroleiro Algarvio

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Farol do Cabo de São Vicente
  • Farol da Ponta da Piedade
  • Farol da Ponta do Altar
  • Farol de Alfanzina
  • Farol de Santa Maria
  • Farol de Vila Real de Santo António

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas