Os Melhores Locais Para Receber a Primavera Em Portugal — Via Verde
Descobrir Portugal
Os Melhores Locais Para Receber a Primavera Em Portugal
Top
  • Romance
  • Natureza e Ar Livre

Os Melhores Locais Para Receber a Primavera Em Portugal

A estação mais florida do ano chegou e Portugal já se veste a rigor. De Norte a Sul, saiba onde pode dar as boas-vindas à primavera.

21 de março 2018
1 Amendoeiras a Norte

Amendoeiras a Norte

Há quem associe as amendoeiras em flor à região do Algarve, mas o norte do país entrega-se por esta altura aos tons brancos e rosa. Vila Nova de Foz Côa é tida como a capital das amendoeiras pelas centenas de árvores que animam a paisagem no arranque da primavera. Para ver este quadro pintado pela natureza, vá até ao Museu do Côa e aprecie o panorama em redor.
Bem próximo, Freixo de Numão é conhecido pelo Castelo Velho, mas na primavera ganha mais cor com o florir das árvores, e, mais a baixo, Figueira de Castelo Rodrigo, conhecida como a “rainha das amendoeiras”, veste-se também a rigor para receber os visitantes primaveris.

2 Amendoeiras a Sul

Amendoeiras a Sul

O Algarve continua a ter destaque quando falamos em amendoeiras em flor e da chegada da primavera. 
O espetáculo natural é de tal ordem que histórias de amor foram escritas a seu respeito. Conta a lenda que, na altura em que o Algarve ainda se chamava Al-Gharb, o jovem califa que reinava em Silves casou-se com a filha de um senhor dos povos do Norte. A saudade da jovem pelas paisagens brancas de neve, típicas do seu país de origem, era tal que levou o rei árabe a plantar milhares de amendoeiras, para que todos os anos florissem e cobrissem as terras de pétalas brancas.
Para assistir à descida deste manto sobre a região, basta viajar pelo barrocal algarvio.

3 Alentejo Florido

Alentejo Florido

Antes que os termómetros batam nos 40 graus e as cigarras cantem em uníssono, o Alentejo dá as boas-vindas à primavera com prados verdejantes, árvores vistosas e flores a despontar em vastos campos. O espetáculo torna-se ainda mais notório em locais com cursos de água. E há maior lago artificial no Alentejo — e na Europa — que o Alqueva?
As margens do Grande Lago enchem-se de vida e de cor proporcionando uma paisagem única que pode ser melhor apreciada à beira de água ou do topo das muralhas de Monsaraz, vila-museu medieval.

4 Gerês

Primavera nas Serras

Apesar do frio que ainda se faz sentir, seja forte e trace rumo para a Serra da Estrela. Nos próximos meses, e antes que o calor surja em força, a serra vai começar a assumir novas cores. Por aqui, a estrada de Manteigas é bem conhecida pelas macieiras em flor.
Outra serra ideal para receber a primavera é o Gerês. Não perca os pastos, florestas, bosques, albufeiras e cascatas. Tudo envolto em verdes intensos que transportam os visitantes para cenários naturais únicos.

5 Parque de Serralves

Cidades Coloridas

Se é amante de cidades pode ter a certeza que nem estas escapam à invasão da primavera. Para assistir às transformações que a nova estação traz, procure os principais jardins e parques urbanos.
No Porto, o Parque de Serralves estende-se por 18 hectares, entre jardins, matas e uma quinta. Projetado na década de 1930 pelo arquiteto Jacques Gréber, tornou-se numa referência em Portugal.
Já em Lisboa, os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian são um dos espaços verdes mais bonitos da cidade. Desenhado por Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto, o parque é um conjunto de espaços relvados, recantos, lagos, circuitos de água e vegetação variada.

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas