Descobrir Portugal
Passo a Passo Por Braga
Top
  • História e Cultura
  • Romance
  • Natureza e Ar Livre

Passo a Passo Por Braga

Repleto de património cultural e ambiental, uma das melhores formas de conhecer o concelho de Braga poderá ser mesmo a pé. Com uma Rede de Percursos Pedestres de cerca de 280 km, aventure-se por caminhos que encantam desde o primeiro momento.

17 de novembro 2017
1 Santuário Bom Jesus do Monte

A Cidade e a Natureza

O que propomos são itinerários que cruzam a ruralidade com os contrastes do mundo urbano. Esta categoria da Rede de Percursos Pedestres de Braga sugere cinco trajetos que rondam os 6 km e os 10 km de distância, onde apenas um é sinalizado.
A “Senda dos Galos” abrange os parques do Picoto, da Ponte, das Camélias e a ecovia do rio Este, enquanto o “Trilho da Encosta do Sol” desvenda recantos poucos conhecidos. O “Trilho do Monte das Velhas” é marcado pelos montes das Velhas, da Santa Marta, Frio e de Dadim e o “Trilho dos Dois Montes” passa pela Senhora da Consolação e ascende ao Bom Jesus, com passagem pelo elevador e pelo santuário.
Logo que atinge o final da zona urbana, o rio Este alarga as margens e entra em ambiente natural. É neste ponto que encontra o “Trilho dos Bosques do Rio Este” rico em fauna e flora, bem como elementos românicos, pontes antigas e campos de cultivo.

2 Jardim Santuário Bom Jesus do Monte

Montes e Vales

A “Grande Rota da Serra dos Picos” é um dos itinerários mais longos de Braga. Para o completar precisa de andar cerca de 11H40, por serrarias e vales, variando entre percursos rurais e de montanha.
Pode também fazer o “Caminho dos Santuários”, com passagem pelo Bom Jesus do Monte, o Nossa Senhora do Sameiro e o Santa Maria Madalena.
Outros trajetos nesta categoria levam-no em busca de vestígios do Castelo de Penafiel de Bastuço, pela freguesia de (São Pedro da) Oliveira, a Santa Marta das Cortiças — a 562 metros de altitude — e por vários miradouros da região.

3 Ponte de Prado

Rios

Os rios Este e Cávado marcam a região bracarense e são o pretexto perfeito para várias caminhadas. Aqui tem uma série de caminhos campestres e florestais, com uma forte atividade agrícola que domina a paisagem.
No percurso “Descobrindo o Couto de Tibães” visita a Cerca do Mosteiro e vários pesqueiros, igrejas e capelas. Já o “Trilho dos Moinhos de Prisco” é uma trajetória com passagem por antigas estruturas de moagem de cereais, com recurso à força das águas do rio Este — os moinhos do Castanheiro, de Pias, da Esperança e do Castro.
O “Trilho da Margem do Cávado” é marcado pela bonita praia fluvial de Merelim e uma ecovia repleta de veredas rurais.

4 Mamoa de Lamas

Caminhos Com História

Braga é marcada pela história antiga e esses sinais são encontrados em seis itinerários, a começar pelo “Trilho da Mamoa”, com túmulos megalíticos e vestígios da Via Romana.
Os primitivos traçados romanos são igualmente recordados no “Trilho da Nascente do Rio Este”, no “Trilho das Fontes” e ao longo dos 6,7 km da Grande Rota 117.
Para conhecer estes e outros Percursos Pedestres de Braga, consulte o guia oficial.

Desafio

Trilhos Ao Norte

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Santuário do Bom Jesus do Monte
  • Santuário do Sameiro
  • Mosteiro de S. Martinho de Tibães
  • Praia Fluvial de Merelim
  • Mamoa de Lamas

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas