Descobrir Portugal
Pedalar, Pedalar — Ecopistas de Norte a Sul de Portugal
Top
  • Bem-Estar
  • Natureza e Ar Livre

Pedalar, Pedalar — Ecopistas de Norte a Sul de Portugal

São mais de cem, mas escolhemos algumas que achamos que valem mesmo a pena ser percorridas de bicicleta.

11 de dezembro 2017
1 Ecopista do Vale do Vouga

Ecopista do Vale do Vouga

São 78 quilómetros que atravessam os concelhos de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela, S. Pedro do Sul e Viseu. A Ecopista do Vale do Vouga nasce do aproveitamento da antiga linha ferroviária (hoje, desativada na quase sua totalidade), oferecendo um torço que é mais adequado a BTT. Ainda que sinuoso, vale a pena percorrê-lo pela beleza das paisagens que oferece, passando por locais como a Ponte do Poço de Santiago ou a recuperada Estação da Paradela. 

2 Ecopista do Rio Minho

Ecopista do Rio Minho

Em setembro deste ano recebeu um prémio de excelência nos European Greenways Awards que pretende distinguir as melhores ecopistas existentes na Europa. Tal como a do Vale do Vouga, também a Ecopista do Rio Minho surge numa antiga linha ferroviária. São 13 quilómetros entre as localidades raianas de Valença e Monção ao longo dos quais vai encontrando bastante informação sobre a cultura, a natureza e ponto de interesse mais relevantes. 

3 Ciclovia da Estrada Atlântica

Ciclovia da Estrada Atlântica

Começa na Praia do Osso da Baleia e estende-se, ao longo de mais de 70 quilómetros, até à Foz do Arelho. A Ciclovia da Estrada Atlântica atravessa diversos concelhos do distrito de Leiria, por entre pinhais e matas e, nalguns locais, bem junto ao mar.  
Mata Nacional do Urso, Praia de Pedrogão e da Vieira, Farol de São Pedro e Salir do Porto são apenas alguns dos locais que integram esta que é uma das maiores ciclopistas do país

4 Ecovia do Litoral Algarvio

Ecovia do Litoral Algarvio

O início deste percurso é no Cabo de S. Vicente. Seguem-se mais de 200 quilómetros, até à outra ponta do Algarve, divididos por 12 segmentos, sempre junto ao litoral. É uma excelente oportunidade para conhecer a zona sul de uma outra perspetiva, quase sempre em contacto com a natureza. 
A Ecovia do Litoral Algarvio é parte integrante da rede europeia Eurovélo e passa por locais como o Burgau, a Ria do Alvor ou os Olhos de Água, em Albufeira.

5 Ciclovia do Guincho

Ciclovia do Guincho

É pequena em extensão, mas grandiosa nas paisagens que oferece. Com pouco menos de 9 quilómetros, a Ciclovia do Guincho começa na Marina de Cascais e termina na Praia do Guincho, sempre paralela ao oceano. 
É uma ciclopista bastante frequentada pelo que o ideal será mesmo percorrê-la durante os dias de semana. E antes de se fazer à “pista” tenha atenção ao vento. Nos dias em que corre mais forte, o percurso poderá ser um pouco mais difícil. Mas a paisagem, essa, torna tudo mais fácil... 

Desafio

A Minha Bicla!

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praia do Guincho
  • Farol do Cabo de São Vicente
  • Estação da Paradela

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas