Descobrir Portugal
Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Artigo
  • História e Cultura

Conheça o Santuário de Nossa Senhora da Peneda

É um dos mais emblemáticos templos do Alto Minho. Acompanhe-nos nesta viagem pela história e arquitetura do Santuário de Nossa Senhora da Peneda.

19 de agosto 2021
Localizado na freguesia da Gavieira, no concelho de Arcos de Valdevez, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um importante lugar de peregrinação religiosa no Alto Minho.

Construído no século XVIII, o atual templo resulta de uma pequena capela erguida naquele local, no século XIII, onde se crê ter acontecido uma aparição de Nossa Senhora das Neves.

Santuário Nossa Senhora da Peneda
Encaixado na montanha, junto ao Penedo da Meadinha, um imponente afloramento granítico, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda distingue-se pelo Escadatório das Virtudes, uma longa escadaria datada de 1854, com estátuas que representam as quatro virtudes: a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória.

A escadaria da igreja estende-se para uma alameda de 300 metros, com 20 capelas que representam a Via Sacra e a vida de Cristo. No final, um pórtico de receção ao romeiro, oferecido pela Rainha D. Maria I.

Portal do Santuário de Nossa Senhora da Peneda
O santuário acolhe uma grande celebração anual, a Romaria da Nossa Senhora da Peneda, por norma realizada entre 31 de agosto e 8 de setembro, atrai milhares de peregrinos portugueses e da vizinha Galiza.

Sugestões relacionadas