Descobrir Portugal
Percursos ciciáveis do Algarve
Artigo
  • Natureza e Ar Livre

Conhecer o Algarve de bicicleta

Se é amante das duas rodas, saiba que existe um guia com percursos cicláveis que vão desde o Sotavento ao Barlavento, sem esquecer o Barrocal.

17 de fevereiro 2021
O clima ameno algarvio é uma das caraterísticas mais apetecíveis para quem visita o sul de Portugal. Mas se ao invés de estender a toalha numa praia, prefere explorar a região de forma mais ativa, propomos-lhe um guia que o vai pôr a pedalar.

São 20 percursos turísticos cicláveis, de dificuldade baixa, que envolvem todos os municípios do Algarve e que vão levá-lo a conhecer de perto as vilas e aldeias algarvias, a sua riqueza natural, cultural e histórica, bem como as suas gentes.

O guia divide-se em três zonas, cada uma com as suas localidades: o Barlavento, que inclui Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, São Bartolomeu de Messines, Silves e Vila do Bispo; a zona centro, com Albufeira, Faro, Salir, São Brás de Alportel e Vilamoura; e, por último, o Sotavento, que engloba Alcoutim, Cachopo e Martim Longo, Castro Marim, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Algarve de bicicleta Percursos Cicláveis
Os percursos em cada um destes municípios são apresentados de forma circular, com início e fim no mesmo local, e variam em termos de distâncias e graus de inclinação.

Mas se quiser fazer um desafio mais exigente, pode embarcar numa grande travessia por todo o barrocal algarvio. Este percurso, de 223 km, começa em Vila Real de Santo António e termina em Aljezur, sendo considerado como um complemento às rotas já existentes — a Ecovia do Litoral do Algarve, a Rota Vicentina ou a Via Algarviana.

Pode fazer os percursos cicláveis do Algarve durante todo o ano, sendo estes apropriados para as bicicletas de touring ou trekking. Contudo, esteja atento a avisos meteorológicos e se optar por fazê-los nos meses de verão, evite as horas de maior calor. Talvez essas alturas sejam mais indicadas para encostar a bicicleta e ir conhecer ao detalhe as vilas por onde passa.

Sugestões relacionadas