Descobrir Portugal
Ferragudo
Artigo
  • História e Cultura
  • Natureza e Ar Livre
  • Sol e Praia

Conhecimento Local — Ferragudo: Algarve secreto

Se pensa que conhece bem o sul do país, talvez hajam ainda terras que podem surpreender. Assim é Ferragudo. Alexandra Guerreiro, gestora do centro operacional Almodôvar/Grândola da Brisa, leva-nos a descobrir um Algarve mais desconhecido.

05 de novembro 2020
Alexandra Guerreiro caminha por Ferragudo como quem conhece aquelas ruas como as palmas da mão. E assim o é. A gestora do centro operacional Almodôvar/Grândola da Brisa, responsável pela A2 - Autoestrada do Sul, cresceu por ali e mesmo já tendo vivido noutras cidades portuguesas, é em Ferragudo que encontra as suas raízes.

Leva-nos pelos cantos e encantos desta vila de pescadores, às passagens e becos revestidos de flores, à Igreja Matriz ou aos painéis de azulejos que orgulhosamente apresenta como sendo da sua irmã, uma artista local.

Seguimo-la até ao cais de pesca, onde reconhece a sua infância nas caras dos pescadores que por ali trabalham, e vamos até ao Castelo de Ferragudo, altivo junto do rio Arade, lembrando a importância de defesa costeira que um dia já teve.

Nesta viagem, a gestora operacional da Brisa passa pelo Caminho dos Promontórios, pelo Farol de Ferragudo e não resiste a provar o peixe e marisco mais fresco da região. Já no Sítio das Fontes e na Quinta dos Vales conhecemos um Algarve mais interior e rural.

No final, aceite o desafio da Alexandra Guerreiro: “Venha ao Algarve e deixe-se conquistar por Ferragudo”.
Agradecimentos: Rei das Praias; Quinta dos Vales; JF Ferragudo; CM Lagoa

Sugestões relacionadas