Descobrir Portugal
Leitão à Bairrada
Artigo
  • Gastronomia e Vinhos

Conhecimento Local — Mealhada: Do leitão à floresta relíquia

A Mealhada atrai pelos sabores, mas também por lugares de grande beleza natural. Deixe-se conquistar pelas sugestões de quem conhece bem a região.

06 de outubro 2021
A Mealhada tem quatro “maravilhas da mesa”: o leitão, o pão, a água e o vinho. Todas se conjugam na perfeição e todas fazem com que esta terra do centro de Portugal atraia visitantes de toda a parte.

De todas as iguarias da região, o Leitão da Bairrada é tido como o rei.
“Tem a ver com a qualidade do produto e a exigência da confeção. O resultado final é excelente, ou não fosse o Leitão da Bairrada uma das Sete Maravilhas de Portugal”, diz Arménio Alves.

O chef que todos os dias prepara as famosas sandes de leitão na Área de Serviço Colibri da Mealhada está rodeado pelo que chama de “dream team” (equipa de sonho) e faz com que aquela paragem na A1- Autoestrada do Norte seja obrigatória para todos os viajantes que querem saborear o autêntico leitão bairradino.

Mas a Mealhada não se faz só de iguarias. Há muito para descobrir, como indica Célia Videira: “O Bussaco é um dos ex-libris da zona e considero um dos lugares mais bonitos da nossa Bairrada”.

Aceite o convite da equipa da Área de Serviço Colibri da Mealhada e, na sua próxima viagem pela A1, pare para conhecer tudo o que de melhor a região tem para oferecer.

Sugestões relacionadas