Descobrir Portugal
Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo
Artigo
  • Natureza e Ar Livre
  • História e Cultura

Os caminhos de Santiago pelo Alentejo e Ribatejo

Sabia que pode fazer o Caminho de Santiago pelo Alentejo e pelo Ribatejo? Conheça os percursos que o vão levar pela cultura e paisagem destes territórios.

01 de abril 2021
Os caminhos que levam a Santiago de Compostela espalham-se por Portugal e formam uma teia de trilhos que percorrem as várias regiões. O Alentejo e o Ribatejo não ficam de fora.

Ao longo de 1400 km, os peregrinos que saem do Sul podem optar por três caminhos diferentes: o Central, o Nascente e o da Raia. Estes mostram dois territórios muito singulares. Das planícies alentejanas queimadas pelo sol ao verde da Lezíria.

O caminho que se faz caminhando

O Caminho Central começa no Ameixial, ainda em terras algarvias, e termina em Tomar, chegando-se mais ao Litoral, mas sem ver o mar.

O traçado a percorrer inclui localidades como Almodôvar, Castro Verde, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Vendas Novas, Salvaterra de Magos e Santarém.

Para quem se encontra na região de Lisboa é também possível fazer duas etapas — a Via Tejo —, com saída de Vila Franca de Xira, passagem pela Azambuja e ligação ao Caminho Central em Santarém, rumo a Tomar.

Caminho de Santiago
Por outro lado, o Caminho Nascente parte da vila algarvia de Alcoutim e termina com a natureza geológica de Vila Velha de Rodão.

Do Parque Natural do Vale do Guadiana, o percurso marca passagem por Beja, Viana do Alentejo, Évora e Alter do Chão.

Por último, o Caminho da Raia, mais interior e próximo da fronteira, inclui Mértola, Serpa, Moura, Reguengos de Monsaraz, Elvas, Portalegre, Marvão e Castelo de Vide.

Passando pelo Sado, pelo Guadiana e até pelo Tejo, os Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo são repletos de planícies, de vinhedos, de sítios romanos, castelos e igrejas. É a oportunidade perfeita para conhecer e compreender estes territórios tão portugueses, a sua cultura, artes e ofícios populares, sem deixar de fora a rica gastronomia.

Sugestões relacionadas