Descobrir Portugal
Via Algarviana — Caminhar Por Um Algarve Diferente
Artigo
  • Natureza e Ar Livre

Via Algarviana — Caminhar Por Um Algarve Diferente

Com a chegada do bom tempo, calce os ténis e percorra os trilhos mais a sul. Vá ao encontro de um Algarve rural, onde o som da natureza e a simpatia local fazem toda a diferença.

17 de maio 2018

O Algarve é terra de calor, de praia e diversão. Mas é, também, um território rural pouco explorado e que pode ser uma boa opção para quem procura dias longe da confusão do litoral.

A Via Algarviana é a Grande Rota Pedestre que atravessa todo o Algarve, desde Alcoutim ao Cabo de São Vicente, num total de 300 km e 11 municípios algarvios. Se é amante de trilhos e caminhadas, esta pode bem ser a derradeira rota portuguesa para explorar.

Serra de Monchique
Considerada a “espinha dorsal” da rede regional de percursos pedestres no Algarve, a Via Algarviana percorre todo o interior algarvio, atravessando áreas de grande valor ecológico e paisagístico, muitas delas incluídas na Rede Natura 2000.

Seguindo estes caminhos, tem a oportunidade de conhecer as terras junto ao Rio Guadiana, ver a natureza selvagem das serras do Caldeirão e de Monchique ou sentir o ambiente da Costa Vicentina. E é também aqui que pode entrar em contacto com os costumes e tradições locais, genuínas do povo algarvio.

Vila do Bispo
Para conhecer esta rota não tem que fazer os 300 km de uma só vez. O percurso divide-se em 14 sectores que podem ser desbravados um a um. Pode ainda optar por rotas mais pequenas ou escolher uma temática para a sua viagem. Toda a Via Algarviana está indicada com sinalética própria e painéis interpretativos.

Sugestões relacionadas