Descobrir Portugal
A Vista Alegre Revisitada
Artigo
  • Família
  • História e Cultura

A Vista Alegre Revisitada

É uma das marcas com mais tradição em Portugal. Em Ílhavo, existe um museu que conta a história da Vista Alegre e da produção da porcelana artística. E nem fica de fora uma visita à oficina de pintura manual.

17 de julho 2017

Junto da fábrica da Vista Alegre, em Ílhavo, no edifício da antiga creche do bairro operário construído em 1824 para dar apoio à grande infraestrutura fabril, um museu conta a história daquela que é uma das marcas mais antigas de Portugal.

Museu Vista Alegre
O Museu Vista Alegre pretende mostrar o passado da fábrica, a evolução da produção da porcelana e o seu papel na sociedade portuguesa entre os séculos XIX e XX. Tudo, através de um dos mais completos espólios museológicos, que inclui mais de 30 mil peças.

A herança histórica desta fábrica, que resultou no prestígio que a marca alcançou até aos dias de hoje, é revista em coleções que se dividem entre o vidro e cristal, o pó de pedra e a porcelana, passando pelos desenhos e um extenso arquivo fotográfico.

Fornos no Museu Vista Alegre
No Museu Vista Alegre, o primeiro impacto visual é feito por grandes fornos que marcam a história da produção, passando pelas inúmeras peças que encantam com as suas formas e decoração.

Ao percorrer as várias salas de exposição, percebe-se que um dos pontos altos desta visita é a oficina de pintura manual, onde pode assistir ao vivo ao trabalho delicado dos colaboradores da Vista Alegre.

Sala de Exposição no Museu Vista Alegre
Fora do Museu
Também no exterior do Museu Vista Alegre, vale a pena passear pelo antigo bairro operário, descobrir a sua organização e os equipamentos sociais e culturais, como o antigo teatro.

A Capela de Nossa Senhora da Penha de França é outro local de paragem. Classificado como monumento nacional desde 1910, o templo data de finais do século XVII e no seu interior encontra o túmulo do bispo D. Manuel de Moura Manuel, impulsionador desta obra, uma escultura de Claude Laprade e uma pintura no teto representativa da Árvore de Jésse.

Oficina de Pintura Manual
O bilhete de acesso ao museu inclui a visita à capela, porém tem que confirmar os horários em que está aberta ao público. Também a visita à oficina de pintura manual tem horários estabelecidos: dias úteis, entre as 10H30 e as 12H30 e as 13H45 e as 16H30.

Consulte o site da Vista Alegre para mais informação.

Fotografia: Vista Alegre
Desafio

Visitante de Porcelana

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Museu da Vista Alegre

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas