Descobrir Portugal
Tomate coração-de-boi
Artigo
  • Gastronomia e Vinhos
  • Festivais e Eventos

O Douro tem coração-de-boi

Nem só de uvas se faz o Douro. A região é também produtora de coração-de-boi e celebra esta variedade de tomate durante o mês de agosto.

03 de agosto 2020
A região do Douro é conhecida pela produção de vinho, mas, de há uns anos para cá, as atenções têm-se dividido com outro fruto que surge nas hortas das quintas durienses: o tomate coração-de-boi.

Durante o mês de agosto são 14 os restaurantes que se unem à iniciativa “Tomate Coração de Boi do Douro” e que levam à mesa pratos e sabores que têm neste fruto o protagonista principal.

A ação, que pretende ser “uma homenagem ao fruto suculento e carnudo e à perseverança de todos o que teimam em manter as hortas de quinta no Douro”, é igualmente um convite a conhecer a região e um apoio à revitalização da economia local no atual contexto.

Amantes de coração-de-boi

Os restaurantes onde pode provar as iguarias feitas com coração-de-boi são variados e localizam-se em diversas localidades do norte do país: Taberna do Carró (Torre de Moncorvo), Bistrô Terrace (Quinta do Tedo, Armamar), DOC (Armamar), Pickles (Hotel Six Senses, Lamego), Caisdavilla (Vila Real), Chaxoila (Vila Real), Cêpa Torta (Alijó), Toca da Raposa (São João da Pesqueira), Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), Cantina da Quinta de Ventozelo (São João da Pesqueira), Aneto & Table (Peso da Régua), Tasca da Quinta (Peso da Régua), Cozinha da Clara (Quinta de La Rosa, Pinhão) e Flor de Sal (Mirandela).

Servido em saladas, sopas, prato principal ou até sobremesa, este tomate português assume várias formas, desde as migas de tomate com ovo, na Taberna do Carró, ao Tomate Coração-de-Boi com gelado de ervas no Aneto & Table. É escolher o destino a visitar e deliciar-se com a suculência deste fruto.
Fotografias: ©Tomate Coração de Boi do Douro
Desafio

Amor de coração

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Estação Ferroviária do Pinhão

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas