Descobrir Portugal
Na Terra das Sete Saias
Roteiro
  • Família
  • Sol e Praia
  • História e Cultura

Na Terra das Sete Saias

Há quem lhe chame a praia mais típica de Portugal, mas há mais na Nazaré para além do areal e das ondas. Aceite a nossa sugestão e siga este roteiro.

19 de janeiro 2018
Praia da Nazaré

Dia1

Comece esta viagem por um dos cartões de visita da Nazaré: a praia. Em formato de meia-lua, o extenso areal abraça o mar, proporcionando uma vista encantadora a todos os que passeiam pela avenida.
Este é um dos sítios com mais herança local, não fosse a Nazaré terra de pescadores e varinas.
Nos meses de praia, os chapéus de sol e toldos coloridos dão charme à areia branca e, durante quase todo o ano, pode observar a Arte Xávega e a tradicional seca do peixe nos estendais que encontra a sul.

Ascensor da Nazaré

Pela avenida ou percorrendo as ruas estreitas perpendiculares ao mar, vá até ao Ascensor da Nazaré para embarcar numa viagem até ao Sítio, um promontório onde vai ter uma das vistas mais conhecidas da região.
O transporte foi construído no séc. XIX, de modo a facilitar o acesso dos peregrinos ao templo da Nossa Senhora da Nazaré e é um dos ex-libris da cidade.
O autor do projeto original foi Raul Mesnier du Ponsard, engenheiro francês, discípulo de Eiffel e responsável por muitos dos elevadores que encontramos em Lisboa.

Ermida da Memória

Chegados ao Sítio da Nazaré, o Miradouro do Suberco é o destino inevitável. A vista estende-se por toda a cidade e praia, a uma altura de 318 metros de rocha a pique até à água.
Mesmo ao lado, a Ermida da Memória, construída em 1182, nasceu da iniciativa de Fuas Roupinho, um nobre da região, devoto a Nossa Senhora, a quem atribuiu o ter sobrevivido a uma queda fatal. Estaria Fuas numa caçada quando o cavalo onde seguia se deteve no último instante antes que caísse ao mar. Junto da ermida, procure a rocha que contem a marca da ferradura do animal e que testemunha o acontecimento.
Quanto ao templo, a pequena capela distingue-se pelas proporções modestas, os painéis de azulejo no interior, e um piso inferior com a caverna onde foi encontrada a imagem original da virgem.

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

Um dos locais mais procurados e visitados no Sítio, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, tal como o conhecemos hoje, resultou da remodelação, no séc. XVII, de uma igreja erguida em honra da santa. O edifício foi construído no local onde terá tido lugar a aparição e que durante séculos foi alvo de peregrinação e romaria.
Da fachada destacam-se duas torres sineiras, enquanto no interior antigos azulejos holandeses cobrem a nave principal. A imagem de Nossa Senhora da Nazaré que se encontra no altar é tida como a original da formação do templo.
É comum no largo da igreja avistar senhoras locais a trajarem as conhecidas sete saias, uma das tradições mais vivas da terra. Aproveite que está aqui e procure conhecer algum do artesanato local que inclui replicas de barcos regionais, bonecas típicas, trabalhos em madeira, entre outros elementos.

Museu da Nazaré

A poucos metros do santuário, o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso é o local a ir se quer conhecer mais ao detalhe a identidade e cultura das gentes da Nazaré.
O Museu da Nazaré abriu portas em 1976 naquela que era a antiga casa de verão do escritor e jornalista Joaquim Manso.
Pode visitar um interessante acervo que inclui peças no domínio da etnografia marítima, mas também achados arqueólogos, trajes tradicionais ou algumas peças de pintura e escultura.

Forte de São Miguel Arcanjo

A última paragem neste roteiro pela Nazaré é no Forte de São Miguel Arcanjo. Este monumento de estilo maneirista nasceu em 1577 com o propósito de defender a enseada dos ataques de piratas. A fortaleza sobreviveu às Invasões Francesas e fez parte da história das Lutas Liberais. Já no séc. XX, e sem o pretexto militar, recebeu a instalação de um farol que funciona como luz de porto.
Sempre com os olhos postos no mar e no conhecido “Canhão da Nazaré”, o forte ganhou novo relevo público ao receber os inúmeros visitantes que ali se deslocam para testemunhar as ondas grandes características da Praia da Norte e os valentes surfistas que as desafiam todos os invernos.

Desafio

O Nazareno

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Forte de S. Miguel Arcanjo
  • Ascensor da Nazaré

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas