Descobrir Portugal
Lagos Portugal
Roteiro
  • Família
  • História e Cultura

Viver os Descobrimentos em Lagos

Vai viajar até Lagos? Então esqueça por um dia as praias paradisíacas. Calce os ténis e vá percorrer as ruas da cidade que um dia já foi capital do Algarve e tem o nome escrito na história dos Descobrimentos Portugueses.

10 de julho 2020
Forte da Ponte da Bandeira

Dia1

Comece o dia no Forte da Ponte da Bandeira com vista para o Farol de Lagos no Molhe Leste. Evite a segunda-feira ou os principais feriados nacionais, dias em que está encerrado. Fora isso, aventure-se para o seu interior (pago) e comece a sentir o espírito das conquistas marítimas.

Castelo dos Governadores

A caminhada não é longa para o Castelo dos Governadores, um das oito fortificações que existem no Algarve. Basta atravessar a Av. dos Descobrimentos para o Jardim da Constituição. Também conhecido como o Castelo de Lagos, passe pelo Arco de São Gonçalo, santo padroeiro da cidade de Lagos. É também aqui que poderá ver uma janela manuelina da qual D. Sebastião terá assistido à missa antes da sua partida para Alcácer Quibir.

Igreja de Santa Maria

Mesmo ao lado do Castelo vai encontrar a Igreja de Santa Maria. Exemplo da arquitetura neoclássica, esta igreja, assim como a maioria dos monumentos em Lagos, ficou destruída durante o grande terramoto de 1755 que abalou Portugal. Hoje, completamente reconstruída, apresenta importantes peças de altar que datam do séc. XVIII.

Mercado de Escravos

Aproveite que se encontra na Praça do Infante para visitar outros importantes marcos da cidade: o Armazém Regimental e o Mercado de Escravos. O primeiro era o local onde eram armazenados os produtos trazidos pelas naus portuguesas. Olhe para cima para ver o Escudo de Armas do Reino do Algarve. Já o Mercado de Escravos, mesmo ao lado, terá sido possivelmente o primeiro mercado de escravos da Europa quatrocentista. Está aberto entre as 10h00 e as 18h00 (pago).

Igreja de Santo António

Siga pela Travessa do Mar e vire à esquerda para a Rua Silva Lopes onde irá encontrar a Igreja de Santo António. A simplicidade exterior desta igreja contrasta com a decoração em talha dourada do seu interior e é por isso que muitos a chamam de Igreja Dourada. É também aqui o Museu Municipal Dr. José Formosinho. A entrada é paga mas vale a pena para conhecer um pouco mais da história da cidade.

Praça Gil Eanes

Regresse à Travessa do Mar e vire agora à direita. Siga em frente até encontrar a Praça Gil Eanes. Pare junto da estátua dedicada ao Rei D. Sebastião, da autoria de João Cutileiro. A partir daqui, perca-se nas ruas em redor para fazer algumas compras e almoçar. Se for época, sugerimos as sardinhas assadas ou os carapaus alimados. Se não, pode sempre experimentar o xarém algarvio, o cozido de grão, a carne de porco com amêijoas ou as favas à algarvia.

Igreja de São Sebastião

A Praça Gil Eanes é novamente ponto de partida para chegar à Igreja de São Sebastião. Classificada como monumento nacional é considerada um dos edifícios com maior impacto visual de toda a cidade. Entre para ver um conjunto de pinturas do séc. XVI e a capela dos ossos, um exemplo raro na região.

Mercado da Avenida

Desça até à zona ribeirinha e passeie pela Rua da Porta de Portugal até ao Mercado da Avenida. A venda termina às 14h00, mas vale a pena conhecer o edifício. Caso opte por ir mais cedo, suba até ao piso superior para um miradouro com vista para toda a baía de Lagos.

Marina de Lagos

Passe o resto da tarde na Marina de Lagos. É apenas uma caminhada de 10 minutos até lá. Atravesse a ponte pedonal para chegar ao edifício principal. Aqui poderá encontrar várias opções de comércio. Termine o dia com um gelado ou uma bebida fresca e prove umas Amêijoas à Bulhão Pato enquanto aprecia as muitas embarcações que por lá param.

Desafio

O conquistador de Lagos

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Forte da Ponte da Bandeira
  • Igreja Paroquial de Santa Maria
  • Igreja de Santo António
  • Praça Gil Eanes
  • Mercado Municipal da Avenida
  • Marina de Lagos

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas