8 praias perfeitas para aprender a surfar em Portugal — Via Verde
Descobrir Portugal
8 praias perfeitas para aprender a surfar em Portugal
Top
  • Sol e Praia
  • Surf

8 praias perfeitas para aprender a surfar em Portugal

Está com vontade de experimentar fazer surf? Atenção que nem todas as praias são indicadas. Mostramos-lhe algumas que vão ajudar a deixá-lo viciado neste desporto.

28 de agosto 2015
1 Praia Internacional

Praia Internacional

Na margem sul da foz do rio Leça vai encontrar a Praia de Matosinhos, também conhecida por Praia Internacional, uma das mais indicadas para começar a surfar em Portugal.
Aqui não faltam escolas de surf onde se pode inscrever para ter uma aula. Não fosse esta uma das praias mais procuradas da região do Porto.
O extenso areal permite que tente apanhar as suas ondas sem o perigo de ir contra outro surfista. Mas cuidado com as pedras que pode encontrar pelo caminho.

Os pontões que servem a entrada ao Porto de Leixões ajudam a cortar a força da ondulação permitindo ondas mais acessíveis para quem está a começar.

2 Praia da Barra

Praia da Barra

A Praia da Barra é o cartão de visita de Ílhavo. São dois quilómetros de areal com ondas para todos os gostos e todos os surfistas, por isso não lhe vai faltar espaço para colocar a prancha de surf na água pela primeira vez.
Protegida por um pontão a norte, que marca a entrada da Ria de Aveiro, esta praia oferece ondas muito divertidas e funciona em praticamente todas as marés.

3 Cantinho da Baía e Prainha, Peniche

Cantinho da Baía e Prainha

Peniche é vista como a capital do surf português desde que, em 2009, começou a receber uma etapa do circuito mundial. Mesmo antes já era conhecida como um paraíso para a prática do desporto pela sua configuração litoral e por funcionar com quase todos os ventos.
Por todo o seu mediatismo é também o local com mais surfcamps e escolas por km2, o que faz com que o número de surfistas dentro de água seja cada vez maior. Mas se o crowd não o assusta, então sugerimos uma das praias que acompanham a estrada de acesso à Ilha do Baleal: o Cantinho da Baía, do lado esquerdo, ou a Prainha, do lado direito. É escolher o melhor vento e tentar a sua sorte.

4 Praia de Carcavelos

Praia de Carcavelos

É a praia urbana mais conhecida da região de Lisboa e, por isso, a que recebe o maior número de surfistas. À parte da quantidade de pessoas dentro de água, o fundo de areia e as ondas mais suaves da Praia de Carcavelos permitem que teste sem medo a sua aptidão para o desporto.
No paredão pode escolher uma das escolas de surf que ali ensinam ou alugar material para se aventurar sozinho.

5 Praia do CDS

Praia do CDS

Não tem qualquer ligação partidária e antigamente há quem diga que a sigla designava Cantinho Dos Surfistas. Hoje o CDS é apelidado de Centro Desportivo de Surf. Qualquer que seja o nome que lhe dê, esta é a praia mais central da Costa da Caparica e uma boa escolha para fazer as suas primeiras surfadas.
As ondas mais suaves e fundo de areia são a fórmula mágica para que a experiência de surf na Praia do CDS seja um sucesso. Pode sempre escolher outra praia mais a norte, a caminho de São João da Caparica, ou mais a sul, na direção da Fonte da Telha. O que não faltam são opções nesta zona.

6 Praia de São Torpes

Praia de São Torpes

A contrastar com o cenário industrial do Porto de Sines, a Praia de São Torpes, Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é um paraíso natural para quem quer aprender a surfar.
Com um vasto areal e ondas para todos os gostos, a sugestão é que comece mais perto do pontão. Não só as ondas são mais pequenas como vai poder surfar em água mais quente, cortesia da central termoelétrica que existe mesmo ao lado. Se não se importa com a temperatura da água pode escolher um dos outros picos de ondas que esta praia oferece.

7 Praia do Amado

Praia do Amado

É praia de referência para as escolas de surf do Algarve que, fugindo à falta de ondulação na costa sul, encontram aqui uma boa opção para colocar os alunos na água.
A Praia do Amado, perto da Bordeira, é larga e a ondas consistentes, podendo optar por várias zonas para tentar meter-se de pé em cima da prancha. Embora o fundo seja na sua maioria de areia, podem existir algumas rochas e, por isso, aconselha-se alguma cautela nas quedas.

8 Praia da Mareta

Praia da Mareta

Nem sempre a Praia da Mareta, em Sagres, recebe a ondulação que precisa para permitir a prática do surf. É preciso que o swell vindo de oeste ou de norte tenha algum tamanho para contornar a ponta de Sagres e chegar a esta praia. Mas quando acontece, a Mareta fica digna de fotografia.
As ondas nunca atingem muita altura e a cor e temperatura da água fazem com que este local esteja entre as melhores praias para aprender a surfar.

Sugestões relacionadas