Descobrir Portugal
Portimão
Top
  • História e Cultura
  • Natureza e Ar Livre
  • Festivais e Eventos

6 atividades para fazer em Portimão durante o fim de semana da F1

Um dos maiores eventos do ano está aí! O fim de semana do Mundial de Fórmula 1 é a desculpa perfeita para ir descobrir esta região algarvia.

23 de outubro 2020
1 Cidade de Portimão

Conhecer a cidade de Portimão

O Autódromo Internacional do Algarve fica em Portimão, por isso, a primeira coisa que tem a fazer é conhecer a cidade que o acolhe.
E há muito para ver por ali! Da zona ribeirinha, à Igreja Matriz, passando pelo Convento do Colégio de Jesuítas e o bonito Palácio Bivar, um edifício do século XII que hoje acolhe os Paços do Concelho.
Não deixe também de ir à Fortaleza de Santa Catarina, junto à Praia da Rocha, ou ao Museu de Portimão, um dos mais premiados de Portugal! A entrada é livre ao domingo.
2 Praia do Vau Portimão

Passear à beira-mar

E já que falamos da Praia da Rocha, que tal dar um passeio à beira-mar? A temperatura da água já não convida a banhos, mas as praias de Portimão estão agora mais tranquilas e se o tempo ajudar, uns belos banhos de sol a ouvir as ondas são o remédio perfeito para descontrair antes ou depois de ouvir os motores dos automóveis de Fórmula 1.
3 Gastronomia Portimão

Provar as iguarias locais

A época das sardinhas já terminou, mas Portimão continua a ser conhecida pelo seu peixe fresco. O que não faltam são bons restaurantes, na parte antiga da cidade ou junto à zona ribeirinha.
O som do peixe a crepitar nas brasas das grelhas e o seu aroma invadem o ar e conquistam qualquer um.
E não é só peixe que vai encontrar. O marisco proveniente da Ria do Alvor também ocupa lugar nas cartas que chegam à mesa, tal como a doçaria regional.
4 Monumentos Megalíticos de Alcalar Portimão

Visitar os Monumentos Megalíticos de Alcalar

Para lá das praias e da gastronomia, também em Portimão pode ter uma lição de história. Basta ir até à zona da Mexilhoeira Grande, onde encontra os Monumentos Megalíticos de Alcalar.
Este núcleo megalítico, descoberto no séc. XIX, é Monumento Nacional e estende-se por 10 hectares. Para o visitar, vá ao sábado, já que este local encerra ao domingo.
Mas para melhor compreender o que vai ver, saiba que o centro de interpretação fica no Museu de Portimão.
5 Penina Sir Henry Cotton Championship Course

Jogar uma partida de golfe

Se para além da Fórmula 1 não resiste a uma partida de golfe, está no local certo! A 15 minutos do centro de Portimão, inserido no Penina Hotel & Golf Resort, está o Sir Henry Cotton Championship Course.
Este é um dos campos de golfe mais conhecidos e prestigiados do Algarve e oferece um percurso de 18 buracos que se estendem entre cursos de água e encostas naturais.
Definitivamente é um dos campos de golfe perfeitos para experimentar durante o outono na região do Algarve.
6 Mergulho

Fazer mergulho

Já que falamos em atividades alternativas (e complementares) à Fórmula 1, acrescentamos à lista o mergulho, até porque está numa das zonas mais privilegiadas do país para o fazer.
Ao largo de Portimão foram afundados quatro navios da Marinha Portuguesa — a Corveta Oliveira e Carmo, o Patrulha Oceânico Zambeze, a Fragata Comandante Hermenegildo Capelo e o Navio Hidrográfico Almeida de Carvalho — que formam um grande recife artificial único no mundo. Não vai certamente querer perder esta experiência!

Sugestões relacionadas