Pagamentos e Extratos

Perguntas frequentes

Onde e como procedo ao pagamento da Via Verde?

O pagamento da Via Verde é feito por débito automático, através do cartão ou conta associada ao seu identificador Via Verde.

Se recebeu o seu identificador e é a 1ª utilização:

·  É necessário associar o seu identificador a um cartão de débito através de uma referência de pagamento. Esta referência é fornecida pela Via Verde na carta que acompanha o seu identificador. Pode encontrá-la também em ​​​​​​​ A minha Via Verde>Viaturas e Identificadores

·  Veja o vídeo Recebi o meu identificador. Posso começar a usá-lo?

Se deseja alterar o modo de pagamento:

·  É necessário associar o seu identificador a um novo cartão de débito através de uma referência de pagamento

·  Veja o video Como posso alterar o cartão de débito associado ao meu identificador?

Pode consultar todos os movimentos e extratos efetuados em A minha Via Verde >Movimentos e Extratos  

Que pagamentos de serviços complementares constam no extrato/recibo?

Constam no extrato/recibo Via Verde despesas de portagens, parques de estacionamento e travessias de ferry.

A faturação de transações relacionadas com McDrive, o FarmaDrive, concessionárias espanholas e abastecimento não são contempladas no extrato/recibo Via Verde, sendo entregue a fatura/recibo correspondente ao pedido realizado no momento da compra.

Posso aceder aos meus movimentos e extratos online?

Sim. Na sua área reservada em A minha Via Verde > Movimento e Extratos, pode consultar os seus extratos mensais, bem como todos os movimentos efetuados nos últimos 6 meses.

É possível mudar o tipo de extrato?

Sim. A  alteração do tipo de extrato pode ser realizada em qualquer momento. No entanto, caso tenha beneficiado de alguma campanha associada ao extrato eletrónico, o valor promocional correspondente a essa campanha ser-lhe-á debitado.

Para alterar o tipo de extrato que recebe basta aceder à área reservada A minha Via Verde » Contratos» Dados de Faturação» Editar . Depois só terá que selecionar o tipo de extrato que pretende receber e a periodicidade do mesmo.

 

Quando é que o valor dos serviços complementares é debitado na minha conta?

O valor associado à utilização da Via Verde nos serviços complementares é debitado de acordo com a entidade bancária associada do seu cartão de débito, nas datas das compensações.

Pretendo verificar as minhas transações/débitos numa loja Via Verde. O que devo levar?

Para que o atendimento seja rápido e eficaz, deverá trazer consigo:

  • Identificação do contrato (nº contrato ou nº identificador)
  • Assinatura do titular do contrato ou de alguém com poderes delegados, expresso em documento assinado pelo titular
  • Carimbo e/ou certidão comercial (no caso de cliente empresarial)

Apenas é possível consultar as transações referentes aos últimos 6 meses.

Quanto tempo demora uma passagem efetuada numa ex-scut a ser debitada no identificador?

Poderão existir atrasos no débito de passagens efetuadas nas ex-scuts com o seu identificador. Sugerimos que aguarde pelo próximo extrato/recibo da Via Verde para verificar se as transações em causa já estarão debitadas.

Caso não constem no próximo extrato/recibo, aconselhamos a contactar as concessionárias em questão.


É possível mudar o cartão de débito associado ao identificador?

Sim. Para atualizar o cartão de débito associado, pode ver o vídeo Como posso alterar o cartão de débito associado ao meu identificador?

É necessário efetuar as seguintes operações num terminal Multibanco:

  1. Inserir o cartão que pretende associar à sua conta Via Verde;
  2. Selecionar sequencialmente as opções Pagamentos e Outros Serviços / Transportes / Via Verde / Substituição de Cartão;
  3. Digitar a referência de pagamento (11 dígitos) que pode encontrar: 1) na sua área reservada em A minha Via Verde > Viaturas e Identificadores ; 2) na carta que acompanhou o envio do seu identificador;
  4. Confirmar pressionando tecla verde;
  5. Guardar o talão comprovativo da substituição de cartão.

Quais os meios de pagamento para utilizar os serviços da Via Verde?

Terá de associar o seu identificador/conta a um destes tipos de cartão que tenha os serviços MB:

 

Cartões Bancários:

 

• Cartão Multibanco (cartão de débito);

• Cartão Multibanco DUO (cartões com funcionalidade de débito e crédito);

• Cartão Bancário de Crédito (com serviço MB);

• Cartão VISA (com serviço MB);

• Cartão Mastercard (com serviço MB);

• Cartão Unibanco (com serviço MB).

 

Caso tenha dúvidas se o seu cartão é de débito ou possui a modalidade MB, por favor contacte o seu banco.

 

 

Cartões não bancários:

 

• TRAFINEO (cartão BP Plus);

• CEPSA (cartão Cepsa Star);

• PETROGAL (cartão Galp Frota);

• SERVISA (cartão Servisa);

• SOLRED (cartão Solred – Ressa).

 

 

Para obter maior detalhe dos cartões não bancários terá de contactar as entidades emissores dos referidos cartões.

 

 

Contacte-nos para estas situações

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