Temas de Apoio ao Cliente

Perguntas frequentes

É necessário um identificador Via Verde?

Não, qualquer pessoa pode utilizar o Via Verde Planner.

É necessário registo?

Não é preciso qualquer registo para utilizar o Via Verde Planner. Basta abrir a aplicação e começar a utilizar.

Quais os meios de transportes que estão a ser considerados nas pesquisas?

Em todas as rotas são considerados meios de transporte públicos e privados.

 

Transportes públicos - Lisboa:


 - Carris

 - Metro

 - CP

 - Rodoviária de Lisboa

 - Transportes Sul do Tejo

 - Transtejo

 - Soflusa

 - Fertagus

 - Metro Transportes do Sul

 - Scotturb

 

Transportes privados - Lisboa:

 

 - DriveNow

 - Cabify

 - Taxi

 - Ecooltra

 - Gira

 - Taxi/Mytaxi

 

Transportes públicos - Porto:

 - STCP
 - Metro
 - CP

Transportes privados - Porto:
 - Cabify
 - Taxi / Mytaxi

Transportes públicos - Intercidades:
 - CP
 - RNE


Onde é possível utilizar o Via Verde Planner?

O Via Verde Planner está apenas disponível em Lisboa, Porto e nas ligações entre cidades portuguesas (quando servidas pela rede CP ou Rede Expresso). 

Como são calculados os preços?

Para os transportes públicos, o preço calculado é o equivalente à tarifa de bordo para um adulto. Infelizmente, não conseguimos para já ter em conta qualquer tipo de desconto existente. Em relação a outros meios de transporte privado, o preço estimado é calculado com base na distância/duração da viagem e no custo por quilómetro/minuto/hora. Neste caso, o preço é uma estimativa meramente informativa.

A informação do Via Verde Planner é em tempo real?

Dado que os dados disponíveis não são em tempo real, a informação do Via Verde Planner é o mais fidedigna possível.

Como pesquisar uma rota?

No topo da página inicial o utilizador seleciona a sua localização ou outra localização como ponto de partida, depois seleciona o ponto de destino e pressiona em Pesquisar. Após a pesquisa, o Via Verde Planner irá mostrar a forma mais rápida entre o ponto A e B.

O que fazem os botões Casa e Trabalho e como alterar?

Os botões Casa e Trabalho na página inicial funcionam como um atalho para encontrar a melhor forma de ir da localização atual do utilizador ou outra localização para casa ou trabalho. Pode sempre redefinir as moradas de casa ou trabalho através das definições, no menu, carregando em “morada de casa” ou “morada do trabalho”.

Como funciona a página de resultados?

Depois da pesquisa ser feita, o utilizador recebe os resultados numa página. Se arrastar a página para baixo, pode ver todos os modos de transportes para a rota escolhida e carregando na rota escolhida pode ver todos os detalhes da sua viagem. Pode também alterar a hora da partida no topo da página. Ou então fazer o inverso da viagem, trocando o local de partida com o local de destino através do botão de troca de localizações no topo da página.

Como funciona a página com os detalhes da viagem?

Depois de clicar na rota desejada, o utilizador vai ser levado para a página de detalhes dessa rota. Nessa página pode visualizar a rota tanto em modo de mapa como em modo de lista – simplesmente arraste para cima ou para baixo conforme for mais conveniente. Na página de detalhes, pode deslizar para a esquerda ou direita a qualquer momento para ver os detalhes da opção 2 para a rota desejada. Se tiver um ícone específico de transporte (homem a pé) o mapa irá automaticamente fazer zoom para mostrar essa secção.

Porque queremos ter acesso a serviços de localização?

Sendo uma app de navegação, as funcionalidades do Via Verde Planner são maximizadas uma vez conhecendo a localização atual do utilizador, isso permite mostrar quais as opções de transporte que existem à sua volta. De igual modo, a localização atual é também necessária para a utilizações dos botões de atalho Casa e de Trabalho. Quando a app é aberta pela primeira vez, é pedido o acesso aos serviços de localização, para uma melhor experiência Planner o utilizador deve aceitar dar o acesso.

Como ativar os serviços de GPS / localização?

Via Verde Planner funciona melhor quando reconhece a localização de GPS do utilizador. Se pretender ativar o serviço de localização, tem de ir às definições do seu dispositivo – privacidade, serviços de localização e procurar por Via Verde Planner.

Um problema. O que fazer?

Tem de entrar em contacto connosco através do site www.viaverde.pt.

Temas de Apoio ao Cliente