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Política de Privacidade – Informações aos Titulares (artigos 13.º e 14.º do RGPD)

Gestão de Clientes

A Via Verde Portugal – Gestão de Sistemas Electrónicos de Cobrança, S.A. (“VVP”), com sede na Quinta da Torre da Aguilha, Edifício Brisa, freguesia de São Domingos de Rana, concelho de Cascais, com o capital social de 1.000.000,00 Euros, com o número único de identificação de pessoa coletiva e de matrícula, junto da Conservatória do Registo Comercial, 504 656 767, recolhe dados pessoais dos seus Clientes, que trata enquanto entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais.

Os dados pessoais fornecidos serão tratados de forma confidencial e utilizados para efeitos de gestão da relação estabelecida entre o titular dos dados e a VVP, decorrente da utilização do(s) Identificador(es) e da(s) Aplicação(ões), sendo o tratamento necessário para a execução do próprio contrato de adesão ao Serviço Via Verde, no qual o titular dos dados é parte, e para o cumprimento de obrigações legais por parte da VVP, enquanto responsável pelo tratamento.

Os dados pessoais facultados serão ainda tratados no âmbito da execução de programas de fidelização que têm por objetivo a concessão de ofertas, vantagens e benefícios, que a cada momento se encontrem integrados no Serviço Via Verde.

No exercício da sua atividade, a VVP é, assim, responsável por várias atividades de tratamento dos seus dados pessoais, as quais se encontram melhor descritas, bem como os respetivos prazos, no Anexo I à presente Política de Privacidade, que da mesma faz parte integrante.

Se o Cliente der o seu consentimento, a VVP poderá, ainda, tratar os seus dados pessoais para a realização de campanhas de marketing de sociedades integradas no mesmo grupo empresarial, que incidam sobre ofertas, benefícios e/ou produtos de outras empresas do Grupo Brisa.

No contexto do(s) Serviço(s) Digital(ais):

  • (i) Via Verde Estacionar no município de Lisboa, a VVP e a EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, E.M., S.A. (“EMEL”) atuarão como responsáveis conjuntas pelo tratamento de dados pessoais dos Clientes que utilizem este serviço. A VVP disponibiliza à EMEL informação acerca dos consumos realizados pelos Clientes através da Aplicação, na medida em que os Clientes utilizem as Zonas de Estacionamento exploradas pela EMEL para estacionamento no município de Lisboa; e
  • (ii) Via Verde Electric, a VVP e a Eco Choice, S.A. (“Ecochoice”) atuarão como responsáveis conjuntas pelo tratamento de dados pessoais dos Clientes que utilizem este serviço. A VVP disponibiliza à Ecochoice informação acerca dos seus dados de contacto e contratuais e, bem assim, dos consumos referentes ao carregamento de veículos elétricos e/ou híbridos plug-in.

Assim, no âmbito do Serviço Digital Via Verde Estacionar, a VVP e a EMEL e, no âmbito do Serviço Digital Via Verde Electric, a VVP e a Ecochoice, colaborarão para garantir um efetivo exercício dos seus direitos, à luz da legislação aplicável em matéria de proteção de dados.

Consoante o(s) Serviço(s) Digital(ais) em causa, a VVP e a EMEL e/ou a VVP e a Ecochoice notificar-se-ão mutuamente, caso detetem uma violação de segurança que possa comprometer a segurança dos seus dados, e colaborarão na sua resolução, avaliarão conjuntamente os riscos dos tratamentos de dados para os seus direitos e liberdades e auditar-se-ão mutuamente, de modo a garantir que o tratamento dos seus dados é realizado nos termos da lei aplicável.

Os Clientes poderão exercer os seus direitos enquanto titulares dos dados junto da (i) VVP ou da EMEL, no caso do Serviço Digital Via Verde Estacionar, ou (ii) VVP ou da Ecochoice, no caso do Serviço Digital Via Verde Electric, através dos contactos disponibilizados infra ou dos contactos disponibilizados pela EMEL, ou pela Ecochoice, consoante o caso (nas respetivas Políticas de Privacidade).

No contexto do Serviço Via Verde, globalmente considerado, a VVP poderá transmitir os dados recolhidos a entidades subcontratadas para os efeitos acima referidos, nos termos de contratos celebrados para o efeito, com essas entidades. A VVP apenas recorre a subcontratantes que garantam a implementação de medidas técnicas e organizativas adequadas à proteção dos seus dados, assegurando a defesa dos seus direitos à luz da lei de proteção de dados aplicável.

Os dados pessoais dos Clientes poderão ser transmitidos a terceiras entidades que são essenciais à prestação do serviço contratado, nomeadamente, às entidades que disponibilizam o Serviço Via Verde como forma de cobrança dos serviços por si prestados (por exemplo concessionárias de autoestradas, operadores de parques de estacionamento), às entidades que processam os pagamentos, como é o caso da SIBS, sem as quais não é possível prestar esse mesmo serviço, e também aos Parceiros da VVP, no âmbito dos programas de concessão de ofertas, vantagens e benefícios.

Adicionalmente, os seus dados pessoais poderão ser comunicados, para o cumprimento de obrigações legais e / ou ordens / despachos judiciais, às entidades competentes, como por exemplo, autoridades judiciárias, fiscais e reguladoras, bem como às entidades responsáveis pelo tratamento das bases de dados referidas no número 3 do Artigo 17.º do Regulamento da Matrícula dos Automóveis, Seus Reboques, Motociclos, Ciclomotores, Triciclos, Quadriciclos, Máquinas Industriais e Máquinas Industriais Rebocáveis, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 54/2005, de 3 de Março, e demais legislação complementar.

Nos termos da legislação aplicável, poderá, a todo o tempo, exercer os seus direitos, nomeadamente, de acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, à sua retificação, eliminação ou limitação do seu tratamento, à portabilidade dos seus dados, ou opor-se ao seu tratamento, salvo se os dados forem indispensáveis à prestação do Serviço Via Verde ou ao cumprimento de obrigações legais a que o responsável pelo tratamento esteja sujeito. O exercício de tais direitos deverá operar por pedido escrito dirigido à VVP, para o endereço de email privacidade_VVP@viaverde.pt ou para a morada Quinta da Torre da Aguilha, Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana, Portugal, ou, ainda, através da sua Área Reservada no sítio da Internet da VVP ou nas Lojas Via Verde.

Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, tem direito a apresentar uma reclamação à CNPD ou a outra autoridade de controlo competente nos termos da lei, caso entenda que o tratamento dos seus dados pela VVP viola o regime legal em vigor a cada momento.

Para mais informações sobre os termos do tratamento de dados pela VVP, por favor consulte as Condições Gerais de Adesão ao Serviço Via Verde e as Condições Específicas e / ou Termos de Utilização, consoante o caso, também disponíveis em http://www.viaverde.pt.

Para esclarecimento de dúvidas, poderá ainda contactar o Encarregado de Proteção de Dados para o email epd_vvp@viaverde.pt ou para Encarregado de Proteção de Dados da Via Verde Portugal, Quinta da Torre da Aguilha, Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana, Portugal.

A VVP poderá alterar a sua Política de Privacidade a qualquer momento. Estas alterações serão devidamente publicitadas no site http://www.viaverde.pt. Caso as alterações tenham um impacto substancial nos seus direitos e liberdades, a VVP notificá-lo-á dessas alterações através dos dados de contacto que nos tenha disponibilizado.

Anexo I Descrição das Atividades de Tratamento de Dados Pessoais dos Clientes da VVP
Finalidade Categorias de Dados Pessoais Fundamento legal Prazo de Conservação

Adesão ao, e gestão do, Serviço Via Verde

A VVP utiliza os dados pessoais dos seus Clientes para efeitos de gestão da relação estabelecida entre o titular dos dados e a VVP, decorrente da utilização do(s) Identificador(es) e da(s) Aplicação(ões), sendo o tratamento necessário para a execução do próprio contrato de adesão ao Serviço Via Verde, no qual o titular dos dados é parte, e para o cumprimento de obrigações legais por parte da VVP, enquanto responsável pelo tratamento.

Os dados pessoais facultados serão também tratados no âmbito da execução de programas de fidelização que têm por objetivo a concessão de ofertas, vantagens e benefícios, que se integram no objeto do contrato de adesão ao Serviço Via Verde, de acordo com o que for definido, a cada momento, pela VVP (“Vantagens Via Verde”).

A recolha e tratamento dos dados de localização, para além das finalidades supra descritas, pode ainda ser feita para melhorar a experiência de utilização da correspondente Aplicação, através do acesso a funcionalidades específicas.

Dados de identificação

Dados de identificação do Titular dos Dados (exemplo: nome e o número de identificação fiscal).

Dados de contacto

Dados de contacto do Titular dos Dados (exemplo: morada, endereço de correio eletrónico e contacto telefónico).

Dados do(s) Veículo(s)

Dados do(s) Veículo(s) associado(s) ao Contrato (exemplo: matrícula, marca, modelo, classe, VIN (Vehicle Identification Number) / Número de quadro do veículo).

Dados de utilização do Serviço Via Verde

Dados necessários para a correta e pontual prestação do Serviço Verde, como sejam dados de localização, no contexto do Serviço Portagens, Serviços Complementares e Serviço(s) Digital(ais).

Execução do Contrato

Artigo 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD – Os dados são necessários para a execução de um contrato no qual o titular dos dados é parte.

a) 5 (cinco) anos, contados da data da recolha, no caso de dados decorrentes da utilização do(s) Identificador(es) e das Aplicações relevantes;

b) Pelo prazo em que durar a prestação do serviço, relativamente aos dados de localização geográfica do Cliente. O Cliente poderá desativar a possibilidade de geolocalização, mediante as funcionalidades próprias do dispositivo móvel, ou da(s) Aplicação(ões), conforme aplicável;

c) Pelos prazos legalmente aplicáveis, no caso dos dados pessoais relevantes para efeitos contabilísticos, fiscais e contratuais.

Apoio ao Cliente

A VVP pode gravar as chamadas estabelecidas para prova de transação comercial e quaisquer outras comunicações respeitantes à relação contratual, bem como para monitorizar a qualidade do serviço de atendimento.

Dados de identificação

Dados de identificação do Titular dos Dados (exemplo: nome e o número de identificação fiscal).

E outros dados que sejam facultados pelo Cliente no decurso da chamada telefónica e necessários para os efeitos pretendidos pelo Cliente.

Execução de Contrato

Artigo 6.º, n.º 1, alínea b) do RGPD – Os dados são necessários para a execução de um contrato no qual o titular dos dados é parte.

A VVP conservará a gravação de chamadas telefónicas durante todo o período de vigência do Contrato, acrescido do correspondente prazo de prescrição e caducidade, para efeitos de alterações ao Contrato, através de senha telefónica.

Conservará, ainda, a gravação de chamadas telefónicas, pelo período de 90 (noventa) dias, para os restantes casos de prova de transações comerciais ou de qualquer comunicação efetuada no âmbito da relação contratual.

A VVP poderá também gravar comunicações realizadas para o seu número de Apoio ao Cliente, para efeitos da monitorização da qualidade do atendimento, cuja gravação será mantida pelo período legalmente previsto.

Marketing

A VVP poderá utilizar os dados pessoaisfornecidos para efeitos de realização de campanhas de marketing de sociedades integradas no mesmo grupo empresarial, que incidam sobre ofertas, benefícios e/ou produtos de outras empresas do Grupo Brisa.

As campanhas de marketing poderão ser realizadas pela VVP através de carta, correio eletrónico, sms, ou outro tipo de comunicação similar.

Dados de contacto

Dados de contacto do Titular dos Dados (exemplo: morada, endereço de correio eletrónico e contacto telefónico).

Dados de localização

Os dados de localização, para esta finalidade, são recolhidos através da Aplicação Via Verde, conforme as opções selecionadas no respetivo sistema operativo do dispositivo móvel (telemóvel ou tablet) pelo titular.

Consentimento

Artigo 6.º, n.º 1, alínea a) do RGPD – Este tratamento apenas poderá ser feito com base no consentimento do titular dos dados, o qual poderá ser prestado ou retirado a qualquer momento.

Os dados pessoais serão tratados até à retirada do consentimento ou oposição ao tratamento manifestada pelo titular dos dados, o que pode ser efetuado a qualquer momento.

A retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado.

18.DC.1249 Versão n.º 05 (09.11.2022)