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Perguntas frequentes

O que é a app Smart Drive?

A app Smart Drive é um aplicativo que lhe disponibiliza um serviço de telemática, com o objetivo de lhe dar a conhecer a forma como conduz e como pode melhorar, contribuindo assim para aumentar a sua segurança. Ao mesmo tempo, permite-lhe obter vantagens, como por exemplo propostas diferenciadas para o seu seguro automóvel e saldo para utilização em portagens.

 

Como funciona?

De acordo com a sua condução, a app gera uma classificação (“score”) e um relatório no final de cada uma das suas viagens, que lhe permite perceber onde estão as oportunidades de melhoria na sua condução, aumentando o seu score de mês para mês e diminuindo o seu risco. Este score e relatório apenas são atribuídos a viagens em que se identifique como o condutor do automóvel.

Qualquer utilizador que instale a app irá usufruir de um período experimental durante o qual poderá receber uma proposta de seguro automóvel da Fidelidade, com vantagens associadas ao score global obtido nas viagens efetuadas. Findo o período experimental, para os clientes que tenham contratado o seguro, a app permanecerá disponível sendo que a partir desse momento o seu score poderá traduzir-se em euros a utilizar no pagamento de portagens.

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-  Faça login com os seus dados Via Verde

-  Comece a usar!

O que ganho com a utilização da app?

A utilização da app permite-lhe alcançar uma maior consciencialização sobre os seus hábitos de condução, permitindo-lhe identificar os pontos de melhoria que poderão reduzir a sua exposição ao risco de acidente.

Quando instala a app tem acesso a um período experimental limitado. O score obtido no final de 20 viagens e 500 kms poderá traduzir-se num desconto na compra do seu seguro automóvel na Fidelidade.

Em caso de subscrição do seguro, iniciará uma nova fase na app, que continuará a registar as suas viagens, que servirão como base para o cálculo mensal do seu score global de condução. Tendo em conta o score alcançado em cada mês, este será convertido em Euros que poderá utilizar para pagamento de Portagens.

 

Que tipo de dados recolhe a app?

A app Smart Drive permite registar, medir e quantificar a sua condução, tendo por base fatores como velocidade, travagens, acelerações e utilização do telemóvel. Estes são os dados utilizados para construir o seu score e aferir a forma como conduz.

Os dados referentes à localização GPS ficam apenas disponíveis para o utilizador da aplicação.

Para mais informações, por favor consulte os Termos e Condições da app. 

 

O que vão fazer com os dados recolhidos?

Todos os dados recolhidos são exclusivamente utilizados para propor ao cliente um conjunto de vantagens nesta experiência. Para além do preço do seu seguro, todas as notificações relacionadas com a melhoria da sua performance estão baseadas nos dados recolhidos. Por fim e em caso de subscrição deste seguro, o cliente receberá mensalmente Euros que poderá converter em saldo de portagem de acordo com os dados registados. 

Toda esta informação é posteriormente anonimizada e poderá ser utilizada para efeitos de estudos estatísticos sobre circulação rodoviária.

 

A utilização da app Smart Drive implica algum custo?

Não. A utilização da app Smart Drive é gratuita.

Que requisitos são necessários no meu telemóvel para utilizar a app?

Necessita ter um smartphone com sistema operativo Android ou IOS.

 

Sistemas operativos e equipamentos suportados:

• iOS: iOS 10 – 12.X ou superior. Smartphones: 5, 5S, 5C, 5SE, 6, 6+, 6S, 6S+, 7, 7+, 8, 8+, X ou superiores

• Android: 4.4 – 8.1 ou superior

É necessário efetuar alguma operação no telemóvel para registar a viagem?

Para que a aplicação registe viagens, tem de configurar o seu telemóvel para:

• ter a localização (GPS) ativa no telemóvel
• permitir o funcionamento da app em segundo plano
• permitir que a app utilize o GPS do telemóvel 

 

 

Necessito estar ligado à internet para registar viagens?

Não. Durante as viagens a aplicação apenas utiliza o GPS. Contudo, para que os dados sejam enviados e calculado o score da viagem será necessário ter acesso à internet (dados móveis ou wi-fi).

 

Posso configurar a aplicação para enviar os scores apenas por wi-fi?

Sim, indicando nas Configurações da app que pretende que a sincronização de viagens seja feita via Wi-Fi.

A aplicação está sempre ativa?

Quando sai da app para usar outras funções do telemóvel esta vai continuar sempre a funcionar, registando viagens mesmo sem qualquer interação sua, desde que o GPS esteja ativo e autorize (no caso do sistema operativo Android) que a app funcione em segundo plano.

 

 

 

Qual a duração da experiência de utilização da app Smart Drive?

O período experimental da aplicação é limitado, sendo que só após as primeiras 20 viagens e 500 kms será possível apresentar-lhe uma proposta de seguro.

 

Quanto tempo disponho para classificar uma viagem na app?

Após cada viagem, e nas 48 horas seguintes, deve indicar se foi ou não o condutor. Caso não o faça ficará sempre registado que foi o condutor. O score é atribuído apenas para as viagens efetuadas em viatura no qual foi o condutor. O score global é construído tendo por base as várias viagens efetuadas.

 

Se utilizar a app Smart Drive em transportes públicos também obtenho score?

Não, se após a viagem indicar que não foi o condutor não será atribuído um score a essa viagem.

 

A app diferencia se o veículo está estacionado ou parado no trânsito?

Após algum tempo parado do trânsito pode acontecer a aplicação considerar que chegou ao fim da viagem. Contudo, mal recomece a circular, será iniciada uma nova viagem. Desta forma, esta questão apenas se traduzirá em viagens mais curtas, que em nada afetam o score.

 

Atender chamadas com o Kit Mãos Livres/Auricular tem impacto no Score?

Sim. Sendo um comportamento considerado distrativo, afeta a avaliação do estilo de condução e respetiva atribuição de score.

 

Se colocar em estado de economia de bateria, o registo da viagem é afetado?

Se a app estiver em modo de pausa devido à opção de poupança de bateria estar ativa, a viagem não é registada.

 

Se incumprir o Código de Estrada, o meu score é afetado?

Depende, pois existem infrações que não são detectadas pela app. No entanto, o excesso de a velocidade penaliza a avaliação do seu estilo de condução e respetiva atribuição de score.

 

 

Os utilizadores da app que possuem motociclos também podem utilizar a app?

Neste momento a app apenas está indicada para condutores de automóveis. No entanto pode consultar as nossas ofertas exclusivas para seguro moto no programa Viagens e Vantagens.

 

Existe algum mínimo/máximo de viagens a realizar por dia?

Não, não existe limite diário.

 

Se perder ou mudar de telemóvel, perco a informação que estava registada na app?

Não. A informação que está registada na App mantém-se mesmo que troque de telemóvel. Nestes casos apenas terá de descarregar novamente a app e entrar com os seus dados na mesma.

 

Caso a app perca a ligação à internet, o que acontece à viagem em curso?

A viagem mantém o registo que é atualizado quando se ligar de novo à internet. A viagem deixará de ser gravada apenas se deixar de ser possível obter a sua localização GPS.

 

A minha viagem não começou onde o mapa assinalou mas sim uns metros depois. O que fazer?

Uma vez que a aplicação utiliza o sinal GPS para gravar as suas viagens, por vezes necessita de alguns metros para o captar e identificar que está a uma velocidade superior a 3km/hora para considerar que está a deslocar-se num meio de transporte que não a pé.

 

Se eu recusar a proposta de seguro apresentada, posso continuar a utilizar a app?

Sim, pode continuar a utilizar a app até ao fim dos 120 dias do período experimental. Durante esse período poderá receber novas propostas de seguro, ou ser contactado pela Fidelidade.

Para mais informações consulte por favor os Termos e Condições.

 

Após receber a simulação da proposta de seguro, quanto tempo tenho para a aceitar?

Todas as propostas enviadas têm validade de 30 dias.

 

Caso recuse a proposta de seguro, posso converter o score em saldo de portagem ou em pontos V&V?

Não. Os benefícios associados ao seu score apenas se traduzem euros convertíveis em Saldo de Portagem se contratar o seguro automóvel.

 

Qual a periodicidade do pagamento do seguro?

O pagamento da apólice pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, dependendo das condições da sua apólice.

 

A conversão do score global de condução em saldo de portagem é feita de forma automática?

Mensalmente o seu score global de condução será convertido em saldo disponível  para conversão, no entanto, a conversão para saldo de portagem é feita por sua iniciativa e diretamente na app Smart Drive.

Também dispõe de uma opção de  configuração da aplicação para que a conversão seja feita de forma automática, sem essa configuração a conversão é feita manualmente por si.

 

 

Como é que feita a conversão do score de condução em saldo de portagem?

Mensalmente o seu score global de condução será convertido em pontos.

Quanto melhor for o seu score, melhor pontuação terá. A pontuação também está dependente das coberturas contratadas no seguro de telemática.

A relação entre o score, tipo de seguro (coberturas contratadas) e pontuação é feita da seguinte forma:

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