Voltar
Carro elétrico e carro híbrido Artigo

Carros Elétricos vs Carros Híbridos: quais as diferenças?

Dezembro 2020
Conhece as grandes diferenças entre carros elétricos e carros híbridos? Sabe o que são híbridos plug-in? Num confronto a 5 rounds, tiramos tudo a limpo.

Round 1: O motor

A grande diferença entre estes carros está no motor:

motor de carro elétrico
Os automóveis elétricos têm apenas um motor elétrico. O motor elétrico pode ser carregado em casa ou nos postos criados para o efeito.
motor de carro híbrido
Os carros híbridos têm um motor elétrico e um motor de combustão, a gasóleo ou gasolina. O motor elétrico tem baixa autonomia e não pode ser carregado.
motor de híbrido plug-in
Os híbridos plug-in têm um motor a combustível e um motor elétrico. O motor elétrico pode ser carregado e tem autonomia de cerca de 50 km.

Por isso, a gestão do motor também é diferente de modelo para modelo:

Híbridos

Nos híbridos a gestão é autónoma. O motor elétrico é utilizado como auxílio do motor de combustão, principalmente no arranque e nas travagens.

Híbridos plug-in

A gestão é feita pelo condutor que escolhe o motor a utilizar. No entanto, há a opção de deixar esta decisão ao critério do automóvel, que procura fazer a gestão mais eficiente do combustível.

Elétricos

Os carros elétricos são simples de conduzir e não exigem uma gestão especial por parte do condutor.

Round 2: Autonomia

A autonomia sempre foi um dos problemas apontados aos carros elétricos. No entanto, esta questão já é um problema do passado. Hoje em dia, existem modelos como o Nissan Leaf, capazes de fazer mais de 300 km sem precisar de qualquer carregamento.

A diferença no plug-in

Por outro lado, os híbridos e híbridos plug-in também têm bastantes diferenças. A bateria dos híbridos convencionais dura, normalmente, pouco mais de 3kms. Nas versões plug-in, as baterias já duram cerca de 50kms, o que permite uma melhor gestão. Por exemplo, pode usar o motor elétrico nas deslocações citadinas e gastar o combustível apenas em viagens mais longas.

emissões de motor híbrido

Round 3: Emissões

Os carros elétricos não emitem dióxido de carbono para a atmosfera e por isso são a opção mais ecológica. Além disso, reutilizam a energia das travagens, tornando o consumo ainda mais eficiente. Uma vantagem para o meio ambiente e para si, já que muitas cidades europeias estão a aumentar as restrições relacionadas com a emissão de gases para a atmosfera.

poupar com carro elétrico

Round 4: Poupança

Afinal como consegue poupar mais?

Na altura da compra:

Na altura de comprar o automóvel, os elétricos ainda são mais caros do que os modelos híbridos. Tenha também em conta que os elétricos gozam de benefícios à aquisição que podem chegar aos 3.000 €.

Na utilização:

Por outro lado, os híbridos e híbridos plug-in também têm bastantes diferenças. A bateria dos híbridos convencionais dura, normalmente, pouco mais de 3kms. Nas versões plug-in, as baterias já duram cerca de 50kms, o que permite uma melhor gestão. Por exemplo, pode usar o motor elétrico nas deslocações citadinas e gastar o combustível apenas em viagens mais longas.

condução com motor híbrido

Round 5: Condução

Por fim, vamos tentar perceber quais são as principais diferenças na experiência de condução dos dois tipos de veículo.

Potência

Os híbridos são conhecidos por entregar mais potência do que os carros a combustível, pois combinam dois tipos de motor, podendo chegar a mais de 200 cv. Os elétricos não têm esta combinação mas entregarem potência de forma linear. Isto quer dizer que aceleram muito mais rápido do que qualquer modelo com um motor de combustão.

Ruído

Se procura viagens mais tranquilas, a escolha vai para os modelos elétricos. Estes motores não emitem qualquer ruído. Já decidiu quem ganhou este tira-teimas? Então veja a nossa oferta auto e descubra o veículo ideal para si!

Já decidiu quem ganhou este tira-teimas? Então veja a nossa oferta auto e descubra o veículo ideal para si!

condução com motor híbrido