Voltar
Tomada de carregamento de carros elétricos Artigo

Saiba como e onde pode carregar o seu carro elétrico

Agosto 2020
Uma das grandes vantagens de ter um carro elétrico é poder carregá-lo em diferentes locais, para além dos convencionais postos de abastecimento. Assim, poderá carregar o seu elétrico não só nas estações de serviço que disponham deste tipo de carregamento, como também num dos mais de 500 postos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica ou ainda, no conforto da sua casa.

Carregamentos na rede pública de mobilidade elétrica

A atual rede de abastecimento de mobilidade elétrica portuguesa, desenvolvida desde 2008 pela Mobi.e, conta já com mais de 1250 pontos de carregamento (tomadas), distribuídos de norte a sul do país e no arquipélago da Madeira. Para poder utilizá-los só tem que ter um cartão de acesso, adquirido através de um dos vários Comercializadores de Eletricidade para Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe dará descontos e outras vantagens.

Tal como já referido no nosso artigo sobre a poupança dos veículos elétricos, existem dois tipos de postos de carregamento distribuídos por Portugal consoante as diferentes necessidades demográficas:

Postos de Carregamento Normal (PCN):

Possuem pontos de carregamento que transferem eletricidade para os veículos elétricos numa potência igual ou inferior a 22kW; O que deve ter em conta nestes postos:

Carregamentos gratuitos ou de baixo custo

A fase piloto de implementação destes postos terminou em junho de 2020 mas existem ainda alguns que, como forma de incentivo à mobilidade elétrica, não estão a cobrar os carregamentos. Nos postos em que o serviço já está a ser taxado, os valores não ultrapassam os 3 cêntimos/min, sendo que podem ser cobrados ao minuto ou ao kW. Consulte a lista com o detalhe de todos os postos, disponibilizada no site da Mobi.e.

Tempo de carregamento

Nos pontos de potência mais baixa, de 3,7 kWh, um carregamento de 100% da bateria pode demorar, no máximo, 8 horas; Já nos de máxima potência, de 22 kWh, em apenas 1 hora conseguirá alcançar cerca de 80% da autonomia total da bateria.

Poupança de dinheiro nos postos de carregamento normais
Poupança de tempo nos postos de carregamento rápidos

Postos de Carregamento Rápido (PCR):

Dispõe de pontos de carregamento de alta potência, uma vez que transferem eletricidade para os veículos elétricos numa potência sempre superior a 22kW; O que deve ter em conta nestes postos:

Carregamentos em 30 min.:

A elevada potência transferida para o veículo permite carregar mais de 80% da bateria em apenas 20/30 minutos.

Custo de carregamento:

Por se tratarem de postos com uma potência mais elevada, podem ser cobrados, no máximo, 0,40€ por KWh ou 0,16 cêntimos por minuto.

Como pode utilizar estes postos de carregamento?

Para carregar o seu veículo nos pontos da rede pública de mobilidade elétrica basta que:

Cartão de acesso aos postos de carregamento da rede pública.
Adira a um CEME e aguarde a chegada do cartão de acesso aos postos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica.
Utilização dos postos de carregamento da rede pública.
Num posto, passe o cartão para selecionar o carregamento e escolher a tomada. Ligue-a então ao veículo para iniciar o carregamento.
Veículo elétrico carregado a sair de um posto de carregamento da rede pública
Passe novamente o cartão no posto para terminar o carregamento. Desligue a ficha do veículo e siga viagem. O valor será debitado consoante a modalidade de pagamento contratada e apresentado na fatura mensal.

Carregamentos domésticos

Para efetuar carregamentos em casa/garagem deve dispor sempre de uma solução técnica, e da potência, próprias para o efeito. As tomadas domésticas, e a corrente dita convencional (2,3 kW), não são suficientes, nem seguras, para que possa carregar o seu veículo elétrico em casa de uma forma rápida e eficaz. Felizmente, hoje em dia, existem diversas soluções disponíveis, adequadas a todos os bolsos. Algumas das soluções de carregamento doméstico mais populares são:

Walboxes:

Uma wallbox é uma estação de carregamento doméstica que pode comprar e/ou alugar, dependendo do CEME escolhido, para efetuar os carregamentos do veículo elétrico na sua casa ou garagem. As várias potências disponíveis, bem como as opções com ou sem cabo e/ou tomada, permitem que esta solução sobretudo pensada para casas térreas, também já seja possível em condomínios. Grande parte das opções atualmente comercializadas têm apps próprias que permitem, por exemplo, gerir os carregamentos através do smartphone.

Wallbox para carregamento de veículos elétricos.
Tomada de carregamento de veículos elétricos.

Tomadas e fichas para elétricos:

Hoje em dia encontra várias opções de tomadas, fichas e cabos, concebidos especificamente para o carregamento de carros elétricos, que devem ser sempre instalados por técnicos qualificados. Quanto maior a potência suportada por estes equipamentos, mais rápidos serão os seus carregamentos mas também maior será o consumo elétrico. Assim, aconselhamos que opte por modelos com indicador de consumo que lhe permita controlar melhor os custos.

Conheça a nossa oferta de carros

Compre ou faça renting de um carro na Via Verde e beneficie de vantagens exclusivas.
Via Verde Auto