Voltar
Carro elétrico a carregar Artigo

Autonomia dos Carros Elétricos: Uma preocupação do passado.

Agosto 2020
A autonomia é uma das grandes hesitações de quem equaciona mudar para um carro elétrico. Neste artigo vamos mostrar-lhe que, com a crescente evolução do setor, esta preocupação não é mais do que uma ideia preconcebida do passado.

(R)Evolução dos veículos elétricos: O que está a mudar?

A evolução galopante que se tem sentido no segmento dos elétricos deve-se sobretudo:

Ao aumento de restrições e penalizações dos veículos mais poluentes:

O que tem levado os fabricantes de automóveis a encontrar alternativas menos poluentes, como por exemplo, veículos 100% elétricos, híbridos plug-in, microhíbridos etc.

À aposta de grandes marcas como a Tesla e a BMW em elétricos:

Com a trivialização da oferta de modelos elétricos, algumas marcas premium como a Porsche, a Mercedes, a BMW ou a Tesla não querem ficar para trás e começam a apostar em elétricos compactos, familiares e até de luxo. Alguns modelos da Tesla apresentam já autonomias superiores a 1000 km num único carregamento.

Estamos então a assistir, nos últimos anos, a uma verdadeira revolução neste setor. A oferta de elétricos compactos e familiares é cada vez maior, bem como a sua autonomia. Modelos como o Nissan Leaf, cuja atual geração faz mais de 300 km, ou o BMW i3, que conta com 130 a 180 km de autonomia, são bons exemplos da capacidade atual dos carros 100% elétricos.

Nissan Leaf e BMW i3

Mas será a autonomia assim tão relevante para si?

Com a autonomia atual dos novos modelos elétricos a rondar já os 300 km com um único carregamento, esta limitação é praticamente a mesma do que num veículo convencional, em que também tem que parar para abastecer. Assim, sugerimos que analise estes 5 fatores da sua mobilidade diária para perceber se a autonomia é de facto uma limitação para si:

Quantos quilómetros faz por dia?

Tenha em conta os seus quilómetros diários sabendo que

  • Os portugueses percorrem, em média, entre 40 a 80 km diários em deslocações pendulares (casa-trabalho / trabalho-casa);
  • Mesmo os elétricos mais pequenos, como por exemplo, o Smart EQ ou o Renault ZOE, contam com autonomias entre os 150 km e os 250 km, respetivamente, com um único carregamento.
Veículo elétrico a deslocar-se
Veículo elétrico em estrada.

Os seus quilómetros são feitos em cidade ou autoestrada?

Em cidade vai conseguir poupar mais energia. Manter a velocidade abaixo dos 100 km/h e usar as travagens para regenerar energia, são alguns dos fatores de poupança que só vai conseguir se o seu percurso for feito fora da autoestrada.

Os quilómetros são feitos de uma só vez ou por etapas?

Analise o seu percurso diário e perceba se, em alguma das suas paragens habituais, existem postos de carregamento. Reuniões em parques empresariais, estacionamento de restaurantes ou hipermercados, são alguns exemplos onde poderá fazer os seus carregamentos.

Veículo elétrico a ir do ponto A para o ponto B
Veículo elétrico a carregar num posto de carregamento.

Existem postos de carregamento perto dos locais onde estaciona?

Perceba se existem postos de carregamento na zona onde costuma estacionar, quando chega ao seu local de trabalho. Se existirem, pode sempre contar com essa ajuda adicional antes de iniciar o percurso de regresso a casa.

Consegue fazer carregamentos em casa/garagem?

Os carregamentos em casa/garagem são um benefício exclusivo de quem tem um carro elétrico. Se não tiver essa possibilidade terá que se deslocar a um posto de carregamento, tal como já faz habitualmente nas deslocações aos postos de combustível. Saiba tudo sobre os diferentes tipos de carregamento no artigo “Como e onde carregar um carro elétrico”.

Veículo elétrico a carregar numa garagem e uma casa

Agora que já tirou as suas conclusões sobre a importância que a autonomia dos veículos elétricos tem realmente para si, conheça a nossa oferta de carros usados e escolha o que melhor se adequa às suas necessidades de mobilidade diária.

Conheça a nossa oferta de carros

Compre ou faça renting de um carro na Via Verde e beneficie de vantagens exclusivas.
Via Verde Auto