Pagamentos e Extratos

Apoio ao cliente

Tem dúvidas ou problemas? Encontre aqui as respostas.

Perguntas frequentes

Onde e como procedo ao pagamento da Via Verde?

O pagamento da Via Verde é feito por débito automático, através do cartão ou conta associada ao seu identificador Via Verde.

Se recebeu o seu identificador e é a 1ª utilização:

·  É necessário associar o seu identificador a um cartão de débito através de uma referência de pagamento. Esta referência é fornecida pela Via Verde na carta que acompanha o seu identificador. Pode encontrá-la também em ​​​​​​​ A minha Via Verde>Viaturas e Identificadores

·  Veja o vídeo Recebi o meu identificador. Posso começar a usá-lo?

Se deseja alterar o modo de pagamento:

·  É necessário associar o seu identificador a um novo cartão de débito através de uma referência de pagamento

·  Veja o video Como posso alterar o cartão de débito associado ao meu identificador?

Pode consultar todos os movimentos e extratos efetuados em A minha Via Verde >Movimentos e Extratos  

Que pagamentos de serviços complementares constam no extrato/recibo?

Constam no extrato/recibo Via Verde despesas de portagens, parques de estacionamento e travessias de ferry.

A faturação de transações relacionadas com McDrive, concessionárias espanholas e abastecimento não são contempladas no extrato/recibo Via Verde, sendo entregue a fatura/recibo correspondente ao pedido realizado no momento da compra.

Posso aceder aos meus movimentos e extratos online?

Sim. Na sua área reservada em A minha Via Verde > Movimento e Extratos, pode consultar os seus extratos mensais, bem como todos os movimentos efetuados nos últimos 6 meses.

É possível mudar o tipo de extrato e/ou cartão de débito associado ao identificador?

Sim. Para alterar o tipo de extrato que recebe basta aceder à área A minha Via Verde > Contratos > Alterar dados do contrato . Depois só terá que selecionar o tipo de extrato que pretende receber e a periodicidade do mesmo. 

Para atualizar o cartão de débito associado, pode ver o vídeo Como posso alterar o cartão de débito associado ao meu identificador?

É necessário efetuar as seguintes operações num terminal Multibanco:

  1. Inserir o cartão que pretende associar à sua conta Via Verde
  2. Selecionar sequencialmente as opções Pagamentos e Outros Serviços / Transportes / Via Verde / Substituição de Cartão
  3. Digitar a referência de pagamento (11 dígitos) que pode encontrar: 1) na sua área reservada em A minha Via Verde > Viaturas e Identificadores ; 2) na carta que acompanhou o envio do seu identificador; 3) no seu cartão de cliente Via Verde
  4. Confirmar pressionando tecla verde
  5. Guardar o talão comprovativo da substituição de cartão

Posso alterar de extrato eletrónico para extrato em papel? Existe algum custo associado?

A alteração do tipo de extrato pode ser realizada em qualquer momento. No entanto, caso tenha beneficiado de alguma campanha associada ao extrato eletrónico, o valor promocional correspondente a essa campanha ser-lhe-á debitado.

Para alterar o tipo de extrato que recebe basta aceder à área A minha Via Verde > Contratos >Alterar dados do contrato. Depois só terá que selecionar o tipo de extrato que pretende receber e a periodicidade do mesmo. 

Consoante a modalidade de adesão, o valor a debitar por alterar de extrato eletrónico para extrato em papel poderá variar. Queira consultar a nossa tabela de preços em vigor (também poderá consultar aqui a tabela de preços de 2018).

 

Quando é que o valor dos serviços complementares é debitado na minha conta?

O valor associado à utilização da Via Verde nos serviços complementares é debitado de acordo com a entidade bancária associada do seu cartão de débito, nas datas das compensações.

Pretendo verificar as minhas transações/débitos numa loja Via Verde. O que devo levar?

Para que o atendimento seja rápido e eficaz, deverá trazer consigo:

  • Identificação do contrato (nº contrato ou nº identificador)
  • Assinatura do titular do contrato ou de alguém com poderes delegados, expresso em documento assinado pelo titular
  • Carimbo e/ou certidão comercial (no caso de cliente empresarial)

Apenas é possível consultar as transações referentes aos últimos 6 meses.

Por que razão as faturas da Via Verde não constam no e-fatura?

A Via Verde é uma entidade gestora de sistemas eletrónicos de cobrança. Como tal, os valores cobrados com recurso ao identificador como meio de pagamento (taxas de portagem, tarifas de parques de estacionamento, abastecimento de combustível) não são receitas da Via Verde, mas sim das respetivas concessionárias, operadoras de parques, gasolineiras, entre outros. 

A Via Verde não dispõe de tais valores, limitando-se ao crédito automático dos valores correspondentes às transações por si tratadas, numa conta bancária dos respetivos operadores. Acresce que o extrato/recibo emitido mensalmente pela Via Verde diz respeito a um conjunto de várias faturas (uma fatura, por cada operador, onde o cliente, nesse mês, tenha utilizado o serviço Via Verde), emitidas pela empresa em nome e por conta dos diversos operadores. O número sequencial de fatura, bem como os números de identificação de pessoa coletiva e demais elementos fiscalmente obrigatórios, respeitam a cada um dos operadores e não à Via Verde. 

A Via Verde apenas fatura em nome próprio os valores que lhe são diretamente devidos. Nomeadamente, o valor de aquisição ou aluguer de identificadores, substituição de pilhas e demais valores constantes no preçário Via Verde. Quanto à indicação do NIF (Número de Identificação Fiscal) nas faturas, não é a Via Verde, enquanto responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos clientes que celebraram o contrato de adesão ao seu serviço, que envia o NIF para os operadores, emitindo as faturas destes como "Consumidor Final". São os operadores quem reporta a sua faturação, emitida pela Via Verde em nome deles, à Autoridade Tributária e Aduaneira. 

Assim, se pretende que as faturas passem a contemplar o NIF, com a consequente comunicação destes dados aos operadores, deverá indicar-nos essa intenção.

Contacte-nos para estas situações