Sim. Os identificadores Via Verde podem ser utilizados em qualquer concessão com portagem em território português, desde que devidamente associados a um cartão de débito e matrícula.
Se viu a luz amarela no semáforo das portagens, por favor, verifique se tem algum alerta no Centro de Mensagens da sua área reservada.
Caso não tenha nenhum alerta, verifique, por favor, cada uma das seguintes questões:
- Se a matricula do veículo que utilizou está corretamente associada ao seu identificador. Verifique e altere em A Minha Via Verde > Veículos e Identificadores > Alterar Matrícula.
Ver vídeo.
- Se o identificador está corretamente colocado no para-brisas do seu veículo, ou no caso dos motociclos, na bolsa disponibilizada. Saiba todos os passos para a correta colocação do identificador aqui.
- Se pretender antecipadamente substituir o identificador, mas a opção "Substituir Identificador" ainda não estiver disponível em A Minha Via Verde, deve aguardar o contacto do Serviço ao Cliente.
Para mais esclarecimentos, veja o que fazer se o semáforo acender a luz amarela neste vídeo.
Caso tenha efetuado apenas uma passagem com sinalização amarela e desde que com viatura associada ao identificador em causa, não se preocupe, a Via Verde irá contactá-lo caso seja necessário.
As classes de veículos para efeitos de tarifas de portagem são, por ordem crescente do respetivo valor do tarifário, as seguintes:
- Motociclos* e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,10 m, com ou sem reboque.
- Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10m.
- Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10m.
- Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10m.
Informamos ainda que os veículos com dois ou mais eixos (veículo e atrelado/caravana) e uma altura vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m, são consideradas classe 2, 3 ou 4.