Temas de Apoio ao Cliente

Perguntas frequentes

O que é app Via Verde Transportes?

É um serviço que permite viajar nos transportes públicos através do seu smartphone. 
Para viajar, não precisa de ficar na fila, pois pode comprar o seu bilhete na app, iniciar a viagem na estação de início e terminá-la na estação de fim. Caso queira um passe ou assinatura, poderá também adquiri-lo através da app, tendo a possibilidade de ativar a sua renovação. 
No fim da viagem, o sistema poderá calcular a melhor tarifa a aplicar e o pagamento será feito através da sua conta Via Verde. 
Atualmente, a utilização deste serviço está disponível na rede Fertagus e SulFertagus.

 

Como posso aderir à app Via Verde Transportes?

1) Se for cliente Via Verde e tiver uma conta Via Verde Mobile (VVM) criada, basta fazer download da app Via Verde Transportes e associar os dados da sua credencial VVM. Caso seja cliente Via Verde, mas ainda não tenha uma conta Via Verde Mobile associada, deve fazer o download da app e criar uma conta VVM, onde pode associar o nº de contribuinte do seu contrato Via Verde e escolher a referência multibanco para pagamento. Poderá utilizar de imediato o serviço Via Verde Transportes.  

       

2) Se não é cliente Via Verde e pretende apenas utilizar os serviços de mobilidade (Transportes ou Estacionar), basta fazer download da app Via Verde Transportes, aderir à modalidade Via Verde Mobile, e ser-lhe-á atribuida uma referência que terá que ativar no prazo máxiimo de 24 horas após o 1º login. Para o efeito, terá que se dirigir a uma caixa mutibanco e selecionar as seguintes opções:

         1.PAGAMENTOS E OUTROS SERVIÇOS
         2.TRANSPORTES
         3.VIA VERDE
         4.ATIVAÇÃO DE REFERÊNCIA

Introduzir o Nº da Referência e confirmar na tecla verde.

Como posso consultar o meu histórico de transações com a utilização da app Via Verde Transportes?

Para além da consulta dos movimentos na sua área reservada A minha Via Verde, também na app pode consultar o histórico das últimas viagens realizadas no separador Viagens. Terá acesso a todo o histórico de viagens realizadas com respetivos custos.


A referência com que me registei na app e com a qual adquiri um passe para o resto do mês, deixou de estar ativa. Deixo de ter acesso ao passe?

Não. O passe que comprou enquanto a sua referência ainda estava ativa é valido para o mês em causa.


Tenho o GPS ativo mas na app surge a informação de que não é possivel aceder à minha localização. O que faço?

Nessa situação deve reiniciar a app e o GPS. Na eventualidade do problema se manter, entre em contacto com o operador da estação.


Fiquei sem bateria| sem internet | sem smartphone durante a viagem. O que faço se passar por uma fiscalização?

Deve sempre garantir que o seu smartphone está apto para a utilização do serviço. Mas no caso de não estar, poderá indicar o seu nº de contribuinte ao fiscal, para que seja consultado o seu registo de viagens.


Estou a utilizar a app Via Verde Transportes e a Gate não abre. O que faço?

Apenas nos casos de check out, deve pedir assistência na estação para que a mesma seja aberta. No caso de check out, para que a viagem seja terminada, deve dirigir-se a um balcão Fertagus de Apoio ao Cliente, e solicitar o término da viagem ao operador.


A utilização da app tem algum custo associado?

Não. Actualmente não se prevê a cobrança de taxas pela utilização do serviço.


Tenho sempre que terminar a minha viagem?

Deve terminar na app todas as passagens que efetuar. Para saber o valor, a app necessita da informação da estação de início e da estação de fim da viagem. Caso contrário, ao final de 120 minutos sem ter informação da viagem terminada, a app faz um check out automático, selecionando a última estação da direcção escolhida e aplicando o preço máximo desse percurso.

Ex.: Faz em check in no Pragal em direcção a Setúbal e tem intenção de sair no Pinhal Novo. Quando chega ao Pinhal Novo, não faz check out da viagem. Passados 120min, sem check out, a app faz um check out automático, cobrando o valor da última estação para a direcção escolhida, Setúbal.

 

Há algum tarifário especial por utilizar a app Via Verde Transportes?

Sim, foi desenvolvido um tarifário a pensar nos utilizadores da app Via Verde Transportes. Este tarifário pretende beneficiar os utilizadores ocasionais da aplicação, com os seguintes descontos:


-  6 a 20 viagens - 10% de desconto;

- 21 a 60  viagens - 15% de desconto;

- +60 viagens - 50% de desconto.

Nota: Estes descontos só são validos para viagens que não sejam feitas ao abrigo de uma assinatura mensal.

 

Fiz uma viagem no comboio e de seguida fiz uma viagem de autocarro. O preço do comboio está correto, mas o preço na viagem de autocarro é inferior ao preço do bilhete. Porquê?

O desconto é sempre aplicado ao valor da segunda viagem. Neste caso, foi contabilizada a viagem SulFertagus (autocarro + comboio), sendo que no primeiro troço da viagem é cobrado o preço normal, mas no segundo foi efetuado o acerto para usufruir do desconto a que tem direito. O total dos dois, é o valor do bilhete Surlfertagus, com o desconto.


Iniciei uma viagem por engano. Posso cancelá-la sem me ser cobrado qualquer valor?

Na rede Fertagus, terá até 30 minutos depois de iniciar viagem e desde que esteja na mesma estação onde fez o check-in.


É obrigatório associar fotografia durante o registo na app Via Verde Transportes?

É obrigatório associar a sua fotografia se pretender adquirir uma assinatura mensal.


Em que locais posso pagar com a app Via Verde Transportes?

A utilização deste serviço está disponível em toda a rede Fertagus e Sulfertagus.

Perdi o smartphone. O que devo fazer?

De modo a continuar a usufruir dos serviços da app Via Verde Transportes faça download e respetivo login na aplicação num novo dispositivo. O dispositivo anteriormente usado deixará de estar associado à sua conta. Complementarmente, sugerimos a alteração da password de acesso.


Posso comprar um titulo mensal pela app?

Sim, pode, desde que sejam títulos exclusivos da rede Fertagus e Sulfertagus.

Pode ainda ativar a renovação automática, para que o seu título seja adquirido automaticamente, todos os meses.

A renovação automática pode ser desativada a qualquer momento.



Caso existam bilhetes combinados entre meios de transportes, o sistema aplica essa tarifa?

Sim, por norma, o sistema aplicará sempre a melhor tarifa definida pelo operador.


Tenho título ativo e não consigo iniciar/terminar viagem, como faço?

Dirija-se ao operador na estação e indique nº de contribuinte, nº de telemóvel ou endereço de e-mail para que o operador possa iniciar ou terminar a viagem e abrir a respetiva cancela se necessário.


O meu título ainda estava ativo e passou a expirado, o que faço?

No caso de ter iniciado viagem e o título ter expirado durante a mesma, o sistema encerrará a sua viagem na última estação da linha escolhida. Caso necessite de ajuda para abrir a cancela dirija-se ao operador da estação.


 

Preciso ter o Bluetooth ligado para utilizar a app?

Sim, para um correto funcionamento da app, deve manter o Bluetooth do seu telemóvel ligado. Desta forma, mais facilmente será detetada a sua localização para início ou fim da viagem.


Posso utilizar a modalidade Via Verde Mobile noutros serviços da Via Verde?

A modalidade Via Verde Mobile serve exclusivamente para usar nos serviços de mobilidade da Via Verde, nomeadamente o Via Verde Transportes e o Via Verde Estacionar. 

Caso pretenda utilizar outros serviços, como por exemplo o pagamento de portagens ou os serviços complementares (parques com cancela, McDrive, etc.), deve adquirir um identificador aqui, escolhendo a modalidade de adesão que lhe for mais conveniente (Compra, Via Verde Livre ou Via Verde Leve), e seguir com as instruções de adesão correspondentes.

 

Já sou Cliente Via Verde, preciso de me registar na app VV Transportes?

Para fazer login na app, basta utilizar o e-mail e a password que utiliza para aceder à sua área reservada do site da Via Verde.
Se ainda não tiver acesso ao site, pode fazê-lo na própria app Via Verde Transportes.

 

Se tiver mais do que um contrato Via Verde, posso escolher o contrato que quero associar para aceder à app?

Sim. Se tiver mais do que um contrato, quando utilizar a app pela 1ª vez, terá que seleccionar o contrato onde quer associar o seu acesso ao Via Verde Transportes. 

Para facilitar a associação, o número do contrato contém a informação da matrícula.

Quais as vantagens da Adesão ao Via Verde Transportes?

O serviço Via Verde Transportes permite-lhe usar os serviços dos operadores de transportes públicos aderentes de forma mais rápida e cómoda. Presentemente, a app do VV Transportes está disponivel nos serviços da Fertagus e Sulfertagus. 


Este serviço não tem um custo adicional para qualquer Utilizador.

 


É necessário ter um identificador Via Verde para poder usar o serviço Via Verde Transportes?

Não. Se ainda não é Cliente e apenas pretende usar os serviços de mobilidade da VV (Transportes e Estacionar), pode optar pela modalidade Via Verde Mobile, onde não é necessário ter identificador. 

Durante a utilização da app Via Verde Transportes é obrigatório ter sempre a internet ligada?

Necessita de ter a internet ligada (dados móveis ou wi-fi ativo), quer para iniciar e quer para terminar qualquer viagem. 

Durante a viagem não é necessário ter a internet ligada, uma vez que a viagem permanecerá ativa. No entanto, não conseguirá interagir com os outros ecrãs da app, pois não terá comunicação à internet.

Contacte-nos para estas situações

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