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carro elétrico ligado à tomada Artigo

Quanto vai (realmente) poupar com um carro elétrico?

Abril 2020
Está a considerar trocar para um carro elétrico mas não sabe quanto vai realmente poupar com esta mudança? Damos-lhe uma ajuda a fazer as contas, através de 5 tipos diferentes de poupança que terá, se mudar para um carro elétrico.
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Redução de custos com combustível

A poupança de combustível é aquela que terá um efeito mais permanente na sua carteira. Na tabela abaixo encontra os custos que terá se percorrer 500 kms com um carro movido a gasolina, a gasóleo ou com um elétrico.

Para isso, tivemos em conta o custo médio atual por litro e por kWh, e o consumo médio por 100/km de cada tipo de carro. Apesar das unidades de medida serem diferentes, considerámos para esta comparação o consumo médio do popular Nissan Leaf, por ser o carro elétrico mais vendido em todo o mundo.

nissan leaf como exemplo de poupança de combustível
Exemplo de custos por 500 kms percorridos, por tipo de veículo.
Tipo de carro Tipos de combustível e carregamentos *Preço médio (por l ou kWh) Consumo médio (l ou kWh por 100 kms) Custo médio por 500 Kms
Convencional Gasolina 1,54€/l 7l 53,90€
Gasóleo 1,41€/l 6l 42,30€
Elétrico Carregamento num PCR1) 0,40€/kWh 15kWh 30€
Carregamento num PCN2) Grátis 0€
Carregamento em casa (Tarifa Simples) 0,22€/kWh 16,50€
Carregamento em casa (Tarifa bi-horária) 0,12€/kWh 9€

*Dados da Pordata - Valores médios de combustíveis líquidos e de eletricidade em Portugal em 2019.

1- Posto de Carregamento Rápido

2- Posto de Carregamento Normal

Concluímos então que, tendo em conta o tipo de combustível ou de carregamento, os custos por 500 kms seriam de:

  • Carro a Gasolina = 53,90€
  • Carro a Gasóleo = 42,30€
  • Carro Elétrico = Min.0€ /Máx.30€

Isto significa que, com um carro elétrico, vai poupar em combustível pelo menos 30% face ao carro a gasóleo, e 45% face ao carro a gasolina. Se optar por carregar o seu carro elétrico em Postos de Carregamento Normal (PCN), conseguirá fazê-lo ainda, em muitos deles, a custo zero.

Saiba tudo sobre os diferentes tipos de carregamento neste artigo.

carro elétrico a carregar
dinheiro poupado em impostos
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Isenção de Impostos (IUC, ISV, IRC e IVA)

Se comprar um carro elétrico em nome individual fica isento de pagar:

  • O Imposto Único de Circulação (IUC);
  • O Imposto sobre Veículos (ISV).

Estes dois impostos estão diretamente relacionados com o desgaste ambiental e com as emissões de dióxido de carbono e por isso não faz sentido serem pagos pelos não poluentes veículos elétricos.

Caso seja feita em nome de uma empresa, a compra de um elétrico conta ainda com:

  • Isenção de Tributação Autónoma no IRC;
  • Dedução do IVA (Imposto de Valor Acrescentado).

O não pagamento destes impostos representa uma poupança anual de mais de 100€, para particulares, e de centenas de euros para empresas.

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Estacionamento Gratuito ou com descontos

Se mudar para um carro elétrico vai poder estacionar, em zonas pagas, a custo zero ou com desconto. Segundo dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, são já mais de 10 os municípios de norte a sul do país, e no arquipélago da Madeira, que apresentam isenção de taxas de estacionamento, ou benefícios para veículos elétricos, em zonas taxadas ou de estacionamento com tempo limitado.

Em Lisboa, por exemplo, os carros elétricos podem estacionar:

  • Gratuitamente (nos lugares tarifados);
  • Sem limite de tempo (nas zonas de estacionamento de duração limitada).

Tudo o que precisa é de ter o Dístico Verde da EMEL que tem um custo anual de 12€. Tendo em conta que o valor médio de estacionamento em Lisboa ronda os 5€/dia, mesmo tendo que pagar o dístico, poupará mais de 1.000€/ano.

carro elétrico estacionado gratuitamente num parque
poupança na manutenção de um carro elétrico
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Redução dos custos com manutenção

A constituição de um motor elétrico, bem como o seu funcionamento, é muito mais simples do que a dos motores convencionais, que funcionam por combustão interna. Isto faz com que, nos motores elétricos, haja:

  • Um menor número de componentes que necessitam de substituição;
  • Um menor desgaste de várias peças.

Isto traduz-se numa grande redução dos custos com manutenção.

Só pelo simples facto de ter muito menos componentes para substituir, tal como óleos, filtros ou correias, um carro elétrico pode fazer revisões a cada 50 mil quilómetros, em vez dos 15 mil nos carros convencionais. Mas não é só na revisão que vai conseguir poupar com um carro elétrico.

Graças à tecnologia de travagem regenerativa utilizada por muitos dos modelos elétricos, os gastos com travões serão muito menores. A utilização do motor para travar, e o aproveitamento dessa energia para recarregar as baterias do veículo, levam a um menor desgaste das pastilhas de travão e, consequentemente, dos pneus.

Assim, só em revisões e idas à oficina, vai poupar centenas de euros por ano.

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Incentivo de Aquisição de até 3.000€

Se está a pensar comprar um carro elétrico, já ouviu certamente falar desta medida de incentivo do Estado para impulsionar a compra de veículos de baixas emissões. Esta iniciativa do Fundo Ambiental consiste na disponibilização anual de verbas para atribuir à compra de veículos 100% elétricos. Só tem de preencher o formulário para se candidatar e, se cumprir os requisitos exigidos, pode recuperar 3.000€, se a compra for feita a título particular, ou 2.000€, no caso de se tratar de uma empresa.

Feitas as contas, se optar por comprar um carro elétrico novo, o investimento inicial pode até ser maior mas, a médio prazo, consegue recuperá-lo e poupar milhares de euros.

Se um carro novo não está dentro das suas possibilidades, pode sempre considerar a compra de um carro elétrico usado de confiança. Não conseguirá beneficiar de todos os tipos de poupança mencionados acima, mas o investimento também será menor.

pessoa feliz num carro elétrico por ter beneficiado do incentivo à aquisição do estado